Logo
Imprimir esta página

Gestão do agronegócio deve agregar a sustentabilidade à cultura organizacional

Questão afeta a competitividade e a perenidade das empresas, de acordo com o CEO da Prime Talent, David Braga, e precisa ser abordada de forma estratégica pelas lideranças.

O avanço nas questões relativas à sustentabilidade é uma demanda global crescente em todos os setores da economia e já afeta tanto a competitividade, quanto a perenidade das corporações. Os consumidores – e também os profissionais, ao decidir onde trabalhar – dão preferência, cada vez mais, às marcas que prezam pela responsabilidade socioambiental. Sem falar no desinteresse de um grande número de investidores por negócios que não se enquadrem nos critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). No caso do agronegócio, a relevância do tema tem sido ainda maior, em função, especialmente, da importância da atividade no Brasil e de seus impactos na população. Assim, é fundamental que as empresas do setor trabalhem essa abordagem de forma estratégica, o que significa que ela deve estar agregada à cultura organizacional.

O CEO e headhunter da Prime Talent, David Braga, explica que implementar e aprimorar uma gestão sustentável já foi um diferencial para o agronegócio, mas, hoje, é uma obrigação e exige que as lideranças tenham uma visão sistêmica dos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa. “É um processo que ocorre em longo prazo, demanda planejamento, capacitação e engajamento de todas as áreas, além de comunicação transparente, clara e objetiva. Muitas vezes, dependendo do nível em que a companhia se encontra em relação a essas práticas, será preciso até mesmo criar novos paradigmas”, argumenta. Nesse sentido, o executivo afirma que as companhias que não aperfeiçoarem sua forma de atuação serão cobradas e, dificilmente, sobreviverão.

Dessa forma, os gestores precisam estar bem engajados ao propósito da corporação, além de acompanhar as novas exigências do mercado. Eles devem atuar como agentes precursores de inovação e motivar os demais ao seu redor, pensando globalmente e agindo localmente. “As empresas têm o papel de mitigar os impactos de seus processos produtivos, além de cuidar das pessoas e ofertar produtos cada vez mais sustentáveis. A partir daí, conseguem criar valor para os diversos stakeholders (acionistas, colaboradores, fornecedores, consumidores), ou seja, uma agenda de interesse de todos”, reforça Braga.

Ele ainda observa que o agronegócio é uma área complexa, pois engloba uma ampla cadeia de fornecimento e é importante garantir a sustentabilidade nos variados âmbitos da atividade. Isso envolve decisões, discussões e alinhamentos com todos os envolvidos, por exemplo, assegurar novos manejos sustentáveis na produção agrícola ou estimular mudanças na pecuária que atendam às expectativas das novas gerações, mais engajadas em causas ambientais e humanitárias. “As companhias precisam olhar com atenção e urgência para o atual contexto e se adequar, com rapidez e eficiência. É um desafio e, por sua vez, uma grande oportunidade de transformar essa tendência em algo permanente”, conclui. Vale lembrar que os resultados não estão mais focados somente nos indicadores financeiros, portanto, é essencial buscar, também, a evolução da organização, das pessoas e da sociedade.

Sobre a Prime Talent

A Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. Seu CEO, David Braga, já avaliou, ao longo de sua carreira, mais de 10 mil executivos, selecionando para clientes Latam. É também autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) para matérias de gestão de pessoas. Além disso, exerce a função de embaixador da ChildFund, eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 melhores ONGs do Brasil, que apoia crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto