Logo
Imprimir esta página

Cargill Nutrição Animal destaca a importância de fitogênicos na avicultura

Bioativo pode ser usado na prevenção de problemas genéticos para a progênie e na diminuição de infertilidade de galos reprodutores

O consumo de proteína animal tem sido cada vez maior. Em especial, quando olhamos para o segmento da avicultura, existe crescimento tanto em ovos, quanto no consumo da carne, mas isso não se limita somente ao Brasil, o mundo também segue esta tendência, em virtude do aumento crescente da população, que requer mais alimentos e, por consequência, maior produtividade. "E não é somente essa a preocupação de produtores, a necessidade de se ter aves cada vez mais saudáveis, é requisito número um para que se possa alcançar e atender a demanda do mercado, e além disso, no mesmo sentido, a exigência por alimentos cada vez mais saudáveis, priorizando o bem-estar animal, também tem sido uma demanda cada vez maior por parte da população", explica Luis Otávio Roberto, Consultor Técnico LATAM em Eubióticos para Aves da Cargill Nutrição Animal.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de ovos totalizaram 3,177 mil toneladas no primeiro bimestre de 2021. Superando em 150,6% o volume embarcado no mesmo período do ano passado. Já a carne de frango, totalizou 348,8 mil toneladas em fevereiro, volume 0,1% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Os produtores têm como desafios manter a produtividade e a qualidade na criação das aves, e ao mesmo tempo evitar prejuízos, já que os valores investidos são altos. Mas os cuidados para a produção de aves de boa qualidade começam antes mesmo da concepção, no manejo desde a fase de cria/recria e nos programas de alimentação dos galos que atuam como reprodutores, como forma de evitar problemas de infertilidade e problemas genéticos em sua progênie; aumentando a fertilidade deles em lotes de reprodutoras.

Roberto Montanhini, diretor Global para Monogástricos da Delacon, empresa pioneira e líder mundial de fitogênicos para alimentação animal, relata como a aplicação dos extratos de plantas, conhecidos como bioativos, podem auxiliar no metabolismo dos galos machos através da alimentação.

“A carga genética que o animal passa através do sêmen e dos espermatozoides são muito suscetíveis à oxidação, e por qualquer estresse que o galo esteja passando já que a reprodução animal é muito intensiva, traz vários níveis de estresse para o animal e pode acontecer que haja uma perda da qualidade reprodutiva, ou seja, da fertilidade desse esperma", afirma Roberto.

Os fitogênicos vêm na direção de diminuir ao máximo os efeitos dos radicais livres, e dessa forma, podem atuar garantindo uma boa proteção antioxidante. "Naturalmente, tanto o sêmen terá uma qualidade adequada, quanto os espermatozoides e respectivamente a carga genética que os galos estão transferindo através desses espermatozoides. E quando esse material genético chegar às fêmeas, teremos a garantia de maior fertilidade, ou seja, uma capacidade de produzir ovos férteis, por consequência, teremos mais pintinhos e naturalmente, eles terão uma carga genética adequada, não tendo sofrido nenhum dano na transferência dos espermatozoides, e por fim, teremos uma alta viabilidade, que é o que se espera do frango de corte ao final”, conclui Roberto.

O estresse citado acima, é referente ao manejo das aves no ambiente onde são criadas, e mesmo dentro dos padrões recomendados com toda a estrutura necessária, às alterações de temperaturas podem fazer com que as aves tenham estresse pelo calor ou o que chamamos de estresse térmico.

Os fitogênicos já são uma realidade no Brasil, mas para a avicultura é uma solução inovadora, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e digestivo das aves, uma vez que as restrições ao uso de antibióticos em sua forma terapêutica têm aumentado.

Muitas pessoas já descobriram os benefícios dos bioativos para a saúde, as frutas vermelhas estão entre as mais indicadas para o combate aos radicais livres gerados pelos processos metabólicos do organismo, mas elas não estão só, os flavonoides, também têm propriedades anti-inflamatórias e podem ser encontradas em grandes quantidades em alguns alimentos como uva, cebola, brócolis e chás.

No entanto, o Luis, reforça: "além de um programa nutricional adequado, e com o aditivos fitogênicos bem posicionados dentro dos programas alimentares de machos, também é necessário sempre seguir as orientações de especialistas, e as recomendações específicas de manejo de criação dos machos, desde a fase de cria/recria das aves, que possuem muitas particularidades entre as diferentes linhagens disponíveis no mercado e, um rígido programa de biosseguridade, para o controle das principais enfermidades infecciosas e parasitárias".

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto