Logo
Imprimir esta página

Brincos combatem mosca-dos-chifres com eficiência, indicam tomadores de decisão de fazendas

Fazenda Talismã Fazenda Talismã

"Não sobra uma mosca no gado, que fica mais tranquilo. Não tem aquela 'bateção de cabeça'. Ficamos muito impressionados e estamos satisfeitos". Este é o relato de Marcelo Sousa, gerente da Fazenda Vale Verde, em Cristalândia (TO). Lá, a mosca-dos-chifres representava um grande desafio para o rebanho de corte.

O problema no manejo do parasita (Haematobia irritans) começou a mudar quando a equipe da propriedade passou a investir em brincos mosquicidas que associam os princípios ativos Fipronil e Diazinon. Essa tecnologia ajuda a evitar prejuízos a pecuária brasileira de até R$ 1,6 bilhão por ano com a mosca-dos-chifres, segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em Rondonópolis (MT), o gerente Douglas Cruz, da Fazenda Talismã, também constata benefícios com a aplicação do brinco mosquicida no rebanho. "Inicialmente, [o brinco] foi colocado em 100 novilhas prenhas. Havia uma infestação considerável de mosca-dos-chifres. Foi perceptível a rápida diminuição em aproximadamente 30 dias", conta.

Tanto em Rondonópolis quanto em Cristalândia o brinco escolhido pelos gerentes das fazendas foi Fiprotag 210, lançado em maio pela Vetoquinol Saúde Animal – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. Com formulação exclusiva de fipronil com diazinon, a inovação oferece carência zero para abate e para produção de leite.

Dono de 3 mil cabeças na Fazenda Santa Maria, em Caçu (GO), Francisco Esteves Rubinho Netto descreve que "onde foi aplicado o brinco Fiprotag 210 houve expressiva diminuição na infestação das moscas". Além do rápido controle do inseto, o produto garante a proteção dos animais por até 210 dias.

Fiprotag também levou benefícios a São José do Xingu (MT). "Sou uma pessoa que gosta muito de inovação e acredito no produto. A equipe da Vetoquinol teve um grande desafio, pois as vacas paridas estavam com muitas moscas", afirma Jair Moises Arndt, Fazenda Candeia, que trabalha com cria, recria, engorda e leite.

"O resultado foi surpreendente, fiquei bastante satisfeito com o que eu pude constatar. Tudo leva a crer que esse produto revolucionará o mercado", complementa Jair Arndt. Seus colegas de Caçu, Rondonópolis e Cristalândia são unânimes em concordar com essa afirmação: Fiprotag 210 é fundamental contra a mosca-dos-chifres.

Infestações são prejuízo certo

A mosca-dos-chifres incomoda os bovinos – sejam de corte ou de leite – em razão das picadas dolorosas. Uma única fêmea do inseto pode atacar um animal mais de 40 vezes por dia, deixando o rebanho irritado, o que promove uma interferência negativa na produtividade.

"Pesquisas indicam que este parasita, que afeta cada vez mais e de maneira mais intensa os bovinos no país, pode causar perdas de até 40 kg de peso vivo e 20% na produção de leite, além da desvalorização do couro", comenta Humberto Moura, gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol.

Moura ressalta que "o tratamento com a aplicação de um brinco Fiprotag 210 por animal, na parte central do pavilhão auricular, tem-se o efeito inseticida esperado: a mosca-dos-chifres deixa de ser preocupação para os pecuaristas, que minimiza os manejos para o controle do parasita, permitindo que o rebanho possa expressar seu potencial".

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto