Logo
Imprimir esta página

Recria – como reduzir esse período e melhorar a qualidade dos animais

Entenda por que um pequeno deslize nessa etapa pode provocar grandes prejuízos ao produtor

A pecuária brasileira ocupa um lugar de destaque no mercado internacional. O posto de maior exportador de carne bovina é fruto de um processo de modernização da atividade, que melhorou a qualidade do produto brasileiro e também contribuiu para elevar nossa competitividade. “Esse aprimoramento só foi possível pela evolução, nos últimos 40 anos, do conhecimento técnico e dos padrões adotados em sanidade e nutrição dos animais”, avalia o médico-veterinário Pablo Paiva, Gerente de Produtos de Bovinos da Zoetis.

O especialista lembra, porém, que, embora haja uma busca incessante por mais eficiência na produção com a adoção de tecnologias, há muito a avançar no cuidado com os animais. “Tratamento de verminoses, uso responsável de antimicrobianos, um programa de nutrição bem planejado, um calendário vacinal, manejo correto da pastagem ou a utilização de tecnologias mais simples e acessíveis na área reprodutiva, como inseminação artificial e genética, são alguns exemplos de oportunidades de melhora para agregar valor à carne produzida aqui”, diz o Gerente.

Para que um animal esteja pronto para a etapa final de abate, ele passa pelas fases de cria, recria e engorda. Considerado um dos períodos de maior gargalo da pecuária de corte, a recria demanda muita atenção do pecuarista. “Nessa etapa de vida do animal, o objetivo é estimular o desenvolvimento de estrutura óssea e muscular, para que ele esteja pronto para o estágio reprodutivo ou a engorda. Por isso, negligenciar cuidados nessa fase pode gerar grandes prejuízos para o produtor”, alerta Paiva.

Com a demanda crescente por carne, a tendência que vem se fortalecendo é a de que os pecuaristas entreguem animais cada vez mais jovens e mais gordos. “O produtor precisa ser assertivo e eficiente em suas decisões para chegar a esse resultado. Um deslize pode colocar tudo a perder”, adverte o especialista.

De acordo com o médico-veterinário, uma recria eficiente promove o ganho de peso adequado para que o animal permaneça na fazenda por, no máximo, 12 meses. “Para isso, animais selecionados geneticamente, nutrição adequada, boa pastagem e gestão devem caminhar juntos”, recomenda Paiva.

Pacote tecnológico

Para reduzir o tempo de recria e promover a reposição de animais de melhor valor genético, a Zoetis recomenda o pacote tecnológico que engloba:

* Clarifide – serviço de avaliação genética da Zoetis que oferece à pecuária diversas ferramentas genômicas para a seleção de animais mais rentáveis ao rebanho. Para pecuária de corte, a empresa oferece Clarifide Nelore e Clarifide Angus.

* Controle Estratégico 5-8-11 – combinação de produtos eficazes em maio, agosto e novembro para a prevenção de verminoses, problema que causa retardo no crescimento dos animais e, consequentemente, queda na performance e nos resultados da propriedade.

* Taurotec – aditivo alimentar para bovinos de corte e de leite. Pode ser adicionado a qualquer tipo de suplemento com o objetivo de aumentar o desempenho e a conversão alimentar nos mais variados sistemas de produção e categorias de rebanho, em todos os períodos do ano. De fácil implementação em todos os níveis de dietas, tanto no sal mineral quanto em núcleos de confinamento, a adição de Taurotec aumenta a eficiência alimentar, resultando em maior ganho de peso e de produtividade.

“Podemos fazer uso de muitas ferramentas para melhorar a qualidade do rebanho brasileiro. É preciso usá-las de maneira estratégica, planejada e integrada”, finaliza Paiva.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto