Logo
Imprimir esta página

Cuidado Ambiental é um dos pilares de Sustentabilidade da Adecoagro no Brasil

A Companhia conta com modelo de negócio pautado em produção sustentável, a partir de um olhar consciente de sua responsabilidade de preservação e proteção do ecossistema

No dia em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Adecoagro, uma das principais produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Constituída com base em um modelo de negócio e de produção sustentável, a Adecoagro pauta suas ações para o desenvolvimento de alternativas que promovam a preservação dos ecossistemas e o bom relacionamento com as comunidades lindeiras.

Investir em práticas ambientalmente sustentáveis, em toda a sua cadeia de valor, faz parte do compromisso da Adecoagro. Para tal, conta com um Plano de Gestão Ambiental - PGA, desenhado em total sintonia com as diretrizes estabelecidas na legislação ambiental em vigor, para guiar as estratégias e ações necessárias para o monitoramento e/ou controle dos possíveis impactos ambientais decorrentes do modelo de produção. Vale ressaltar que este PGA se encontra no site da companhia para consulta por todas as partes interessadas.

Certificação Bonsucro

Todas as unidades da Adecoagro no Brasil possuem a Certificação Bonsucro, reconhecimento global que avalia a sustentabilidade dos produtos de cana-de-açúcar. Auditorias anuais verificam a conformidade do sistema, reforçam para todos a importância da sustentabilidade no processo de produção de cana-de-açúcar e seus produtos, por meio de indicadores reconhecidos internacionalmente e da promoção de melhores práticas de gestão.

RenovaBio

Em junho de 2021, a Adecoagro celebra um ano da primeira transação de Créditos de Descarbonização, o CBIOs - título financeiro negociado na bolsa de valores B3. Pioneira no mercado brasileiro, a Companhia negociou os primeiros CBIOs da história. Neste primeiro ano de RenovaBio, a Adecoagro realizou a comercialização de 603 mil CBIOs. Cada título emitido equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser lançada na atmosfera em substituição ao combustível fóssil.

A comercialização de CBIOs é um importante reconhecimento da sustentabilidade do biocombustível na esfera ambiental, pois quanto maior a eficiência de produção e a comercialização do biocombustível, maior é a quantidade emitida de CBIOs, refletindo diretamente na qualidade do ar das cidades e na saúde da população.

Produção Sustentável

As fazendas que produzem a cana-de-açúcar, tanto terras próprias quanto parceiras, são periodicamente avaliadas sob a ótica da utilização de práticas ecologicamente corretas. As atividades de gestão ambiental da Adecoagro seguem os princípios estabelecidos para um cultivo mais eficiente, com a mitigação dos impactos negativos no solo, a partir de técnicas de produção sustentável. Utiliza também a bioeletricidade, extraída a partir do bagaço da cana, gerando eletricidade para as plantas industriais e comercializando o excedente no Mercado Livre de Energia.

As condições agronômicas do Brasil, tais como o clima e a qualidade do solo, permitem um alto rendimento da cana-de-açúcar. O modelo de produção circular da Adecoagro prioriza o cuidado em todas as etapas da produção, com o dimensionamento das práticas de manejo e a conservação do solo e da água nas áreas de plantio da cultura, com o uso de resíduos orgânicos da agroindústria da cana-de-açúcar para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos cultivados, prevenindo a ocorrência de processos erosivos que porventura venham se iniciar nas áreas de fertirrigação e vias de acesso.

Programas de Educação

Para a Adecoagro, a principal contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida vem por meio da educação. Desta forma, a Companhia investe fortemente em diversos programas de educação para oferecer aos colaboradores, prestadores de serviço (terceirizados) e à comunidade informação sobre diversos temas, como o Programa de Educação Ambiental, que conscientiza os diversos públicos quanto à necessidade de se contribuir e participar ativamente de ações de preservação do meio ambiente.

Biodiversidade

Dentre todas as estratégias de preservação, o monitoramento constante da Biodiversidade cuida para que a integridade da fauna, da flora e dos ecossistemas aquáticos sejam minimamente impactados pela atividade industrial e/ou agrícola.

Recuperação de áreas degradadas

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente traz como tema central a Restauração de Ecossistemas. A cultura da restauração e preservação ambiental faz parte das estratégias da Adecoagro para o Desenvolvimento Sustentável de nosso planeta. Para isso, a empresa estruturou um Programa de Recuperação e Reflorestamento, que a partir da necessidade de cada área, realiza a recuperação por meio de projetos de reflorestamento. A Companhia também oferece orientação aos parceiros para as demarcações das APPs – Áreas de Preservação Permanentes e RLs – Reservas Legais, com o desenvolvimento de protocolos de orientação para a não intervenção nessas áreas.

Água e Solo

A Adecoagro realiza o monitoramento das águas superficiais, subterrâneas e pluviais, com avaliações periódicas do oxigênio dissolvido, da DBO (Demanda Biológica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e também realiza o gerenciamento de processos erosivos e de assoreamento, a partir de técnicas conservacionistas e do acompanhamento dos processos naturais de desagregação do solo e, caso seja necessário, realiza medidas corretivas. Todas as suas unidades também desenvolvem práticas de compostagem e de reuso de água em seus processos industriais.

Mudanças Climáticas

O cuidado com a Qualidade do Ar conta com diversas ações de natureza preventiva, que controlam as taxas de emissões para a atmosfera, a exemplo o Monitoramento das Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar. O objetivo deste monitoramento é acompanhar o sistema de controle implantado nas chaminés e demais fontes geradoras, bem como avaliar a qualidade do ar na área de influência, estabelecendo comparação com os níveis aceitáveis, conforme legislação vigente.

Colheita Mecanizada

Nas unidades do Vale do Ivinhema (Angélica e Ivinhema) o uso de fogo como método facilitador de colheita nunca é utilizado, uma vez que a colheita mecanizada é realizada em 100% da área plantada. Anualmente a Adecoagro realiza campanhas de prevenção contra incêndios, visando conscientizar toda a sociedade quantos aos impactos e riscos desta prática que precisa ser autorizada pelo órgão ambiental competente e controlada.

Uso de Defensivos Agrícolas e Fertilizantes

Todas as aplicações de fertilizantes e defensivos agrícolas são realizadas conforme as recomendações agronômicas e legislações vigentes, com respeito às dosagens recomendadas de cada produto. Os fertilizantes à base de sódio e potássio são otimizados buscando a sustentabilidade econômica e ambiental, a partir das melhores práticas conhecidas no mercado Sucroenergético.

Gestão de Resíduos

Proteger o meio ambiente assim como a preservação da saúde de todos os envolvidos são premissas do negócio da Adecoagro. Com base nos fundamentos do Programa 5R´s (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar), a Companhia orienta e implementa ações de gerenciamento dos resíduos sólidos, contemplando as etapas de geração, segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final, para garantir a manutenção da qualidade ambiental do entorno.

Com a aplicação de um processo altamente tecnológico, toda a vinhaça gerada nas unidades do Vale do Ivinhema é convertida em Adubo Líquido Orgânico, certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Este produto é aplicado como biofertilizante nas lavouras de cana-de-açúcar.

Os efluentes líquidos gerados nas operações industriais capazes de afetar o ambiente por conter óleos e graxas são direcionados para caixas separadoras de água e óleo (SAO). Os contaminantes, após separação, são armazenados e em seguida, coletados por empresa especializada e licenciada para destinação final correta. As águas residuárias das atividades industriais (sem contaminantes) são armazenadas em tanques de acumulação devidamente impermeabilizados por geomembrana e utilizadas no processo de fertirrigação das lavouras de cana-de-açúcar.

Adecoagro Brasil em Números

1º Lugar em eficiência energética na produção do etanol hidratado - Certificação RenovaBio

+ 950 mil MWh de energias renováveis geradas por ano

+ de R$ 1.2 milhões em investimentos sociais na comunidade

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países.

No Brasil, desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades agroindustriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas unidades Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.

Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (outubro de 2020), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto