Logo
Imprimir esta página

Agronegócio continua puxando a economia, salienta a Faesp

Dados do primeiro trimestre demonstram que o setor segue dinâmico, garantindo a produção, o abastecimento interno e a exportação de commodities

Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), ao analisar os dados do PIB do primeiro trimestre, divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, 1º de junho, salientou que o setor, com avanço de 5,7% em 12 meses, continua sendo o principal motor de expansão da economia brasileira neste momento da crise.

O crescimento geral foi de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, quando comparado com o trimestre imediatamente anterior. Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB apresentou crescimento de 1%.

"Os números deixaram clara a importância do agronegócio. O setor havia sido o único que cresceu em 2020, evoluindo 2% em relação a 2019. Todos os demais recuaram, culminando com retração total de 4,1%", observa Meirelles, acrescentando: "Sem a agropecuária, as consequências seriam mais danosas para o desemprego, investimentos e a balança comercial. Neste último aspecto, cabe salientar a importância da atividade para que o Brasil tivesse superávit de U$ 50,9 bilhões. Nas exportações, comparando ao ano anterior, o agronegócio teve expansão de 6%, ante quedas de 2,7% na indústria extrativa e 11,3% da manufatura".

O presidente da Faesp salienta que, na conjuntura gravíssima da Covid-19, o setor agropecuário manteve nível razoável de crescimento, contribuindo para amenizar os impactos negativos e para que os brasileiros não ficassem sem alimentos, não faltassem insumos industriais e biocombustíveis. "Produtores rurais e trabalhadores do campo reiteraram sua capacidade de trabalho e resiliência, mantendo o abastecimento e a produção de insumos e commodities, estas fundamentais para as exportações e superavit na balança comercial".

Cabe enfatizar, também, os significativos ganhos de produtividade da agricultura brasileira. Nos últimos 40 anos, enquanto a área plantada aumentou 33%, a produção agrícola nacional registrou crescimento bem maior: 386%. "Isso significa que o País produziu muito mais, teve ganhos de produtividade e eficiência, poupando área agricultável", conclui Meirelles.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto