Logo
Imprimir esta página

Repolhos Kirei e Atlanta oferecem diversas vantagens ao produtor

A versatilidade dos híbridos e alta adaptação as oscilações climáticas fazem das variedades a melhor opção de cultivo para o ano todo

Neste momento de pandemia, as pessoas passam mais tempo em casa e, consequentemente, adaptam seus hábitos alimentares, já que passaram a realizar mais refeições domiciliares, e os hortifrútis fazem parte desse novo cardápio dos brasileiros, de acordo com a revista HF Brasil. É aí que se encontra a oportunidade para os produtores de repolhos.

As variedades Atlanta F1 e Kirei F1, da linha Topseed Premium, oferecem muitos benefícios ao agricultor. “No campo, os dois híbridos mostraram tolerância a mudanças climáticas, amplitude de plantio, rusticidade, facilidade no manejo, boa sanidade foliar, boa conservação no campo, excelente pós-colheita e tolerância no transporte”, explica o especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa.

Por serem rústicos, o manejo dos repolhos não exige práticas muito sofisticadas e atende as necessidades de produtores de diferentes níveis tecnológicos. Segundo o especialista, “é necessário que o produtor conheça o clima e o solo da região para saber os cuidados e controles de pragas e doenças a serem adotados, assim como o tipo de adubação adequado”.

Em relação a enfermidades, ambos os repolhos têm boa tolerância à bactéria Xcc (Xanthomonas campestris pv. campestris), agente causador da principal doença em culturas de repolho, a podridão negra. “Pelo plantio do repolho estar distribuído pelo Brasil todo e pela mudança acentuada do clima de um ano para outro, os híbridos têm de suportar doenças foliares, como o Xcc, que é a mais disseminada no país por preferir alta umidade e temperatura elevada. Além dessa, há outras doenças, como alternaria, míldio e hérnia, que costumam atacar pontualmente as lavouras. E, para isso, temos outros híbridos específicos na linha", afirma Nakagawa.

Repolho Atlanta

Inácio Werlich é produtor da variedade Atlanta há quatro anos, na cidade de Águas Mornas (SC), e planeja aumentar sua área de plantio. “O repolho tem o tamanho e peso ideal, é bem compacto e, na colheita, consigo apanhar mais unidades por vez. Além disso, na minha região há muita mudança climática e o Atlanta resiste mais a isso que outras variedades”.

Reflexo do sucesso da variedade para o produtor é a recepção nos supermercados. Inácio consegue entregar 4 mil cabeças de repolho Atlanta por semana, a mercados e ao Ceasa de Florianópolis (SC).

José Carlos Weber, produtor de repolho Atlanta, também da cidade de Águas Mornas, ressalta a aceitação dos consumidores como um ponto forte da variedade. “O repolho é grande, compacto e apresenta resistência à pinta-preta. Na hora da colheita, a maioria dos repolhos apresenta o tamanho padrão que o mercado pede”.

A versatilidade do híbrido Atlanta contribui para o negócio dos dois produtores. “O repolho apresenta planta e cabeça com coloração e formato padrão de mercado, para que, durante o embalamento, transporte e venda, não seja necessária nenhuma adequação na logística. Isso torna o Atlanta um produto muito versátil”, explica o especialista da Agristar.

De coloração verde-azulada, o repolho Atlanta entrega aos produtores uma planta com muito boa proteção foliar e mais frutos de 2 kg prontos para a colheita, em um ciclo médio de 100 dias.

Repolho Kirei

Se um produtor busca por repolhos de porte grande e totalmente uniformes, o híbrido Kirei preenche com excelência esse requisito. Com folhagem ereta e coloração roxa, um dos pontos fortes do Kirei é a aceitação comercial.

“O repolho Kirei se assemelha muito em formato com os repolhos verdes, pelo tamanho grande e cabeça globular achatada, podendo, assim, entrar nas mesmas caixas e bandejas do repolho verde. Isso acaba facilitando ainda mais o manejo a campo e no packing house ”, diz Silvio Nakagawa.

O repolho Kirei pesa, em média, 2 kg, apresenta plantas vigorosas de excelente coloração e tem ciclo médio de cultivo de 100 dias.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto