Logo
Imprimir esta página

Inteligência Artificial na rotina do produtor rural: Cromai otimiza experiência no campo e anuncia parceria com multinacional

Inteligência Artificial na rotina do produtor rural: Cromai otimiza experiência no campo e anuncia parceria com multinacional

Com investimento da Stoller, a startup pretende expandir a tecnologia e atingir em 2 anos o total de 600 mil hectares monitorados, além de implementar as soluções em 40 usinas de cana-de-açúcar.

O agricultor vive constante evolução no potencial produtivo das lavouras, além das crescentes demandas por alimentos produzidos dentro de práticas sustentáveis. Isso traz desafios e oportunidades na busca de mais eficiência nas fazendas, o que para o agricultor pode trazer mais rentabilidade e qualidade. As decisões de implementação de novas tecnologias e práticas são difíceis, pois a forma de medi-las é, de maneira geral, empírica e pouco confiável aos olhos do produtor. Com este cenário, a inteligência artificial e os algoritmos ganham nova força no campo.

Pensando nisso a Cromai desenvolve softwares, aplicativos e sensores que embarcam os algoritmos de inteligência artificial. Os resultados obtidos com a adoção das soluções são ações mais eficientes em campo e o uso otimizado dos insumos, reduzindo custos e aumentando a produtividade e a sustentabilidade. Os diagnósticos feitos pela empresa possibilitam aumentar a produtividade das lavouras e abrem caminho para novas operações de manejo.

A startup acaba de receber um investimento da Stoller- líder mundial na nutrição, fisiologia vegetal e fixação biológica de Nitrogênio- e assim pretende aumentar sua atuação nos mercados de cana-de-açúcar, café e soja, atingindo em 2 anos o total de 600 mil hectares monitorados e com suas soluções presentes em 40 usinas de cana-de-açúcar.

"A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva. Esse movimento está alinhado com nosso propósito de construir soluções inovadoras e sustentáveis, ao lado de nossos clientes e parceiros", analisa Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller.

O desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo pelas duas empresas ocorre há três safras. Em 2022 estará disponível aos produtores de café. A partir de 2023, estão previstos lançamentos para cana-de-açúcar e grandes culturas, em especial para soja, milho e algodão. O projeto inicia-se no Brasil, mas expande integrando um projeto global do Grupo Stoller, presente em 56 países.

"Estamos muito animados com essa nova etapa da Cromai. Ampliaremos a atuação em campo com a digitalização do manejo agronômico. O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores", comenta Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai.

O produtor poderá decidir as ações de manejo por meio de análise das informações coletadas em tempo real, além do diagnóstico sobre o desenvolvimento fisiológico e estado nutricional das plantas, nível de cobertura vegetal, estande de plantas, temperatura foliar, identificação de plantas daninhas e classificação da maturidade dos frutos nas culturas de cana de açúcar, café e soja.

A Cromai também investirá no aumento de seu time e no desenvolvimento e aprimoramento do portfólio de produtos e tecnologias, como softwares, aplicativos e sensores que embarcam os algoritmos de inteligência artificial. A empresa trabalha com o que há de mais avançado, destacando-se com modelos treinados com milhões de imagens de plantas com metodologias proprietárias exclusivas. Com um crescimento acelerado, aumentando sua presença na cultura de cana-de-açúcar de 1 usina em 2019 para 6 em 2020 e 10 no segundo trimestre de 2021, somado à parceria com a Stoller, a Cromai pretende alcançar o número de 40 usinas em 2 anos.

A LKC Capital atuou como assessora financeira exclusiva da Cromai na transação. A assessoria jurídica ficou a cargo da WFaria Advogados, através da sócia Bia Kowalewski. Atuaram ainda Karla Coachman, na assessoria aos acionistas minoritários, e Guilherme Bastos, do escritório Lemos Advogados, assessorando a Stoller.

Sobre o Grupo Stoller

Com o foco no produtor, a missão da Stoller é transformar o conhecimento em inovação, oferecendo soluções para a construção de uma agricultura mais eficiente. A Stoller é uma empresa multinacional presente em 56 países. Além de oferecer produtos biológicos, é líder mundial na nutrição e fisiologia vegetal, soluções que, integradas, possibilitam ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético das plantas, obtendo elevados níveis de produtividade.

Sobre a Cromai

A Cromai é uma startup pioneira na aplicação da tecnologia de fronteira, visão computacional que identifica padrões em imagens coletadas no campo para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas. A empresa é a primeira brasileira entre as 5 startups mais promissoras do mundo no mercado de Agro e uma das 100 startups para ficar de olho. Para se destacar no mercado, a Cromai conta com um time de agrônomos e desenvolvedores que atuam muito próximo aos clientes para trazer as melhores soluções para o agro brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto