Logo
Imprimir esta página

Sim, é possível germinar seu cultivo com irrigação por gotejamento subterrâneo

Germinação do milho proporcionada pelo sistema de gotejamento subterrâneo. Germinação do milho proporcionada pelo sistema de gotejamento subterrâneo.

Por João Silva, Especialista Agronômico Netafim

A germinação dos cultivos de cereais utilizando-se de sistemas de irrigação se tornou uma prática comum e necessária, principalmente aos produtores que desejam potencializar sua produtividade fazendo três safras em um ano agrícola.

Nesse sentido a irrigação tem se mostrado uma ferramenta muito versátil e eficiente, pois é possível ganhar tempo e germinar o cultivo, como exemplo a soja, logo que o vazio sanitário se encerra, sem depender das chuvas e aproveitando as melhores “janelas” de plantio.

Muitos produtores já desfrutam da irrigação por gotejamento subterrâneo em grãos, que está em crescimento significativo no Brasil. Sendo uma forma muito eficiente de aplicação de água e nutrientes, pois entrega tudo diretamente no sistema radicular da planta.

Contudo, uma dúvida muito comum entre os produtores é se a tecnologia é capaz de promover a germinação da lavoura com sucesso. Antes de abordarmos a germinação com gotejamento subterrâneo em si, é importante entendermos alguns conceitos relevantes, que nos dão embasamento para compreender como a água aplicada se comporta no solo.

Na irrigação por gotejamento subterrâneo, ao contrário de outros métodos, a água vem de baixo para cima. O fenômeno que permite que isso aconteça é chamado de capilaridade. A capilaridade é a tendência que algumas substâncias apresentam de subir ou descer por paredes de tubos finos (tubos capilares) ou de se deslocar por curtos espaços existentes em materiais porosos, como o solo. Esse mecanismo permite que os fluidos se desloquem ainda que estejam contra a força da gravidade.

Solos argilosos possuem mais capilaridade por apresentarem partículas menores e consequentemente espaços mais estreitos nos quais a água sobe com mais facilidade. Já os solos arenosos apresentam menor capilaridade devido ao tamanho maior de suas partículas. Desta forma, para que a água alcance a semente, é necessária uma concepção diferente de projeto, com tubos gotejadores mais próximos e mais superficiais, respeitando um limite para que não atrapalhe a mecanização. Assim, a concepção de espaçamentos de tubos gotejadores e a profundidade de enterrio depende da textura do solo onde será implementado.

Na maioria das vezes, quando vamos realizar a germinação dos cultivos partimos do solo seco. Da mesma forma que os agricultores não plantam caso não tenha chovido uma boa quantidade em milímetros, no sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo precisamos realizar ciclos de irrigação com o objetivo de encher a “caixa de água do solo” e deixá-lo em capacidade de campo antes do plantio.

O departamento agronômico da Netafim conta com todo esse “know-how” realizando germinações das culturas nas diversas condições de solo e clima.

Em síntese, com a concepção ideal de projeto, manejo correto da irrigação e implementado todo protocolo de reestruturação do solo após a instalação dos tubos, o agricultor pode germinar seu cultivo e não depender do clima para realizar a semeadura, aproveitando as melhores oportunidades de plantio e possibilitando a realização da terceira safra, potencializando sua produtividade e rentabilidade.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto