Logo
Imprimir esta página

Produtores aprovam firmeza e durabilidade do tomate Itaipava

Produtores aprovam firmeza e durabilidade do tomate Itaipava

Variedade da Topseed Premium tem aproveitamento excelente nas lavouras

A segurança que um produto passa ao agricultor de que será bem recebido no mercado se deve a diferentes fatores. Características que determinam o padrão de fruto, a durabilidade no pós-colheita e na gôndola dos supermercados, a capacidade de armazenamento e transporte, além da resistência a doenças são essenciais para que a aceitação de uma variedade seja positiva.

Pensando nisso, a linha Topseed Premium traz em seu portfólio a variedade de tomate Itaipava F1. Recomendado, principalmente, para climas amenos, o material apresenta como pontos fortes a resistência ao TSWV (vira-cabeça) e nematóides, precocidade, tamanho do fruto e firmeza.

O produtor Diego Fiorini, de Caxias do Sul (RS), destaca também a coloração e a durabilidade como vantagens do Itaipava. “O tomate possui excelente padrão de fruto, firmeza, coloração e durabilidade. Ele possui uma boa pós-colheita, aguenta a armazenagem e o transporte, além de ser muito durável nos supermercados”.

Fiorini ressalta que trabalha com o Itaipava há sete anos e nunca encontrou outro tomate à altura das características da variedade híbrida para o sistema de plantio do produtor gaúcho. “O rendimento médio da produção nas minhas lavouras é de 13 a 14 kg de frutos por planta e todos têm mercado e boa qualidade. Conseguimos aproveitar todos os frutos”, explica.

Fabio Zanotti, produtor na região de Linhares (ES), aponta que a principal vantagem do Itaipava, que compõe 90% da área plantada na propriedade, é o excelente padrão de fruto. “O Itaipava é a variedade que possui maior percentual de frutos boca 6 e 3A, por ser um fruto mais graúdo”.

Zanotti ainda destaca o rendimento da variedade na lavoura. “Colhemos em média entre 370 e 380 caixas de 20 kg de tomates a cada mil plantas. Como é um produto graúdo, ele consegue ter um aproveitamento melhor em termos de preço e venda no mercado”.

Para o coordenador técnico de vendas da Topseed Premium, nas regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Leonel Clemente, o material traz segurança ao produtor. “A variedade vem atendendo muito bem as necessidades dos produtores por conta da entrega de segurança ao plantar o material em regiões que sofrem com problemas de vira-cabeça (TSWV), nematóides e uma boa tolerância à doença do fungo Verticillium”, revela.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto