Logo
Imprimir esta página

Circuito Nelore de Qualidade 2021 aperfeiçoa regulamento, cria novo campeonato e avança na avaliação da qualidade da carne Nelore

A 22ª edição do Circuito Nelore de Qualidade 2021, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com início programado para o fim de maio, tem aperfeiçoamentos no regulamento, que incluem novo campeonato, mudanças em avaliações e implementação de nova premiação.

Uma das novidades é o campeonato “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, cujo objetivo é reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, de forma a evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne dos animais. O novo campeonato junta-se aos já existentes: Melhor Lote de Carcaças de Machos e de Fêmeas, Melhor Compra de Boi do Circuito, Melhor Lote de Carcaças de Animais Terminados em Pastagens e Melhor Lote de Carcaças de Animais Castrados.

O Circuito Nelore de Qualidade também avança nas premiações, com a inclusão da medalha Ouro Branco, que será concedida para fêmeas com até 4 d.i.p e para machos castrados com até 2 d.i.p, com cobertura de gordura na carcaça mediana acima e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas. Serão coletadas amostras de carne dos animais destes lotes, que serão submetidas à análises laboratoriais para a aferição de suas características, especialmente as sensoriais.

Outro aperfeiçoamento do Circuito Nelore de Qualidade em 2021 é o ajuste na faixa de peso das carcaças quentes. Até 2020, a faixa de maior pontuação incluía machos de 18 a 23 arrobas com 2 ou mais Dentes Incisivos Permanentes (d.i.p) e era permitido ter animais com até 26 arrobas com zero d.i.p. Agora, a carcaça recebe a nota máxima pesando entre 18 e 25 arrobas, independentemente do número de d.i.p.

“Acompanhamos a evolução zootécnica da raça Nelore, especialmente em termos de precocidade de terminação e aumento do peso médio de abate. Essa mudança objetiva adequar o Circuito ao avanço do melhoramento genético”, pontua André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Para efeito de desempate entre lotes de mesma pontuação final, foram acrescentados novos quesitos: Uniformidade de Peso de Carcaça no Lote e Volume de Peso de Carcaças com Pontuação Máxima.

Outra alteração para o Circuito: nas etapas onde houver apenas 1 lote de machos e/ou fêmeas com 20% do total de animais com nota zero em algumas características avaliadas, a carcaça perde o direito à premiação de Melhor Lote de Carcaças do sexo correspondente. Mesmo assim, o lote pode concorrer nos Campeonatos e Premiações Especiais do Circuito.

“Essas atualizações objetivam que o Circuito Nelore de Qualidade continue evidenciando o potencial de produção de carne de qualidade da raça Nelore, a mais importante e presente na pecuária nacional”, completa André Locateli.

O Circuito Nelore de Qualidade tem como meta a realização de 40 etapas ao longo do ano. Já estão confirmadas etapas em unidades dos frigoríficos Friboi e Frisa, em 11 estados do país. A série de abates técnicos tem o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e da Friboi.

O regulamento pode ser acessado na íntegra no site da ACNB http://www.nelore.org.br/CircuitoNelore


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto