Logo
Imprimir esta página

Agro 4.0 é a solução para segurança alimentar e abastecimento mundial nas próximas décadas

Segundo dia do Digital Series Agronegócio expõe o desenvolvimento da tecnologia e o conceito Agro 4.0 como soluções para ganho de qualidade e capacidade de prover nutrição

O grande potencial do Brasil com sua variedade de biomas e de desenvolvimento de biotecnologia foram destaque da programação do segundo dia do Digital Series Agronegócio, que discute soluções para abastecer a população mundial nas próximas décadas com segurança dos alimentos, além do aumento da produtividade no campo.

O evento gratuito e virtual, que reúne especialistas do mercado, representantes do Governo e instituições ligadas ao agronegócio, teve como tema de abertura nesta quarta-feira “Agro High Tech - Como criar uma cultura de inovação e adoção de tecnologias no campo?”. As startups do setor, hoje definidas como Agtechs, são apontadas como as protagonistas da transformação digital do campo, a começar pelos participantes do debate, referências em inovação do agronegócio – Mariana Vasconcelos, fundadora da Agrosmart, e José Augusto Tomé, CEO da AgTech Garage, mediados por Gustavo Brigatto, jornalista e fundador do portal Startups.com.br. A primeira questão aborda se o agronegócio no Brasil está ou não engajado em tecnologia inovadora.

Para Tomé, “o nível de inovação nas soluções que as startups estão apresentando tem uma força brutal e o valor a ser gerado com novas tecnologias é imenso”. Mariana ratifica a opinião com afirmação de que o agro sempre foi tecnológico. “Para ser a potência que somos, o Brasil, precisamos ser tecnológicos e a pandemia foi catalisadora para realmente acelerar a consciência e adoção de tecnologia para melhorar operação e produtividade”, declara Mariana, ao afirmar que o País é hoje a maior promessa global do agronegócio.

A mudança do comportamento dos produtores rurais e dos trabalhadores do campo também foi tema do painel. A conectividade e o uso de aplicativos de comunicação e troca de informações foi um dos motivos apontados como transformadores para o engajamento no setor. Hoje já são usados por inúmeras propriedades rurais softwares de ponta para gestão por assinatura (software as a service), como comentou Tomé. E é consenso que a evolução para o Agro 4.0 vem com as startups.

O diretor do Futurecom, Hermano Pinto, abriu o segundo painel do Futurecom Digital Series em uma conversa enriquecedora com Alysson Paolinelli, atual presidente da Abramilho, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz 2020. Personagem fundamental na história do agronegócio brasileiro, Paolinelli foi o fundador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 1973 – prova de que a ciência sempre caminhou ao lado do produtor para ganho de produtividade e qualidade dos alimentos. Para Paolinelli, não se pode desprezar a ideia de que “a ciência e a tecnologia sempre foram fundamentais para usarmos os recursos naturais sem prejudicá-los e devolvê-los à natureza de forma que possam ser aproveitados pelas gerações futuras”.

Depois de situar o agronegócio do Brasil historicamente, o painelista ressalta a valorização do cerrado como a maior área do mundo para produção de alimentos que serão necessários nas próximas décadas, como se prevê até 2050. “O Brasil é capaz, pois temos a maior reserva biotecnológica do mundo”, conclui Paolinelli.

Conectividade

O produtor brasileiro é muito conectado e utiliza uma série de plataformas digitais para fechar seus negócios, especialmente via WhatsApp. Quem afirma é a gerente executiva de TI da Cocamar, Paula Rebelo, que participou do painel “Agropecuária Digital: Extraindo o potencial máximo de produção através da automação e inteligência de dados”, ao lado do Prof. Antonio Alberti, do INATEL; Edson Vendruscolo, CEO e fundador do Grupo Velho Tata; Paulo Bernardocki, diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, e Thierry Soret, CFO da Usina Coruripe, sob a mediação de Marco Canongia, sócio-diretor do Lumicom.

Para Thierry, a agenda digital deve ser uma prioridade dos CFOs, que precisam buscar soluções para ampliar a conectividade no campo, principalmente em áreas remotas. Este cenário permitirá acesso ao conhecimento, contribuindo para a formação de profissionais que entendam e promovam a transformação digital. Outro ponto defendido pelo executivo da Usina Coruripe é a necessidade de oferecer linhas especiais de financiamento para que os pequenos e médios produtores possam investir em novas tecnologias.

“Como disse Alysson Paolinelli, temos uma herança de inovação, porém somos deficientes até hoje em infraestrutura rodoviária, ferroviária e nos portos. Colocar agora toda essa tecnologia é um grande desafio, pois precisamos avançar em conectividade”, destaca Vendruscolo.

De acordo com o executivo da Ericsson, é fundamental preparar a força de trabalho para lidar com essa transformação digital. “As pessoas querem inovar, mas nem sempre estão prontas. Precisamos oferecer condições para que elas se qualifiquem e possar atuar neste novo cenário. A conectividade não resolve todos os problemas, mas é um primeiro passo para habilitar todo o ecossistema.”

O Prof. Antônio Alberti, do INATEL, acredita que a cobertura é um dos principais problemas da conectividade. “Muitas pessoas em áreas remotas têm recursos para investir em conexão e contratar determinado tipo de serviço para a fazenda, mas não conseguem por falta de cobertura”, ressalta.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% das propriedades rurais em solo nacional ainda não possuem internet. “O INATEL tem defendido a importância de se trabalhar com foco em conectividade em áreas remotas, com a integração de tecnologias disponíveis.”

Automação e inteligência de dados

Para o CEO da Terra Santa Agro, José Humberto Teodoro, a comunicação máquina-máquina, em tempo real, produzirá um volume elevado de dados, que poderão se transformar em insights para a definição de estratégias de negócios. Por isso, a importância de as empresas do agro desenvolverem uma cultura Data Science. Quando máquinas e sensores estão conectados em tempo real, é possível realizar a coleta de informações, conferindo ao gestor a capacidade de interferir imediatamente.

“Os produtores lidam com dados e processos muito complexos, que seriam humanamente impossíveis de serem analisados sem a automação. Temos um longo caminho a percorrer para melhorar e agilizar os processos, mas certamente os projetos de IoT contribuirão para aumentar a produtividade do setor”, enfatiza Teodoro.

Para finalizar o Digital Series, Solange Almeida e Ângela Diaz, respectivamente diretora e gerente de Desenvolvimento de Negócios da ST Engineering Geo-Insight, abordaram o tema “Agronegócio: Aumentando a produtividade e a competitividade com a tecnologia de satélite. As executivas destacaram como as soluções podem contribuir para realizar a gestão de inventário e irrigação, segurança, fertilização direcionada e classificação de culturas. “Por meio dos satélites é possível detectar a umidade do solo, monitorar o crescimento das culturas em tempo real e fazer a contagem da plantação. É o que chamamos de agricultura preditiva”, complementam.

O próprio Digital Series já tem data marcada. Com a temática Indústria, o evento acontecerá de 31 de maio a 02 de junho no mesmo modelo – online e gratuito. Mais informações: https://www.futurecom.com.br/pt/digital-series.html#.

Sobre o Futurecom

O Futurecom é uma plataforma que impulsiona o ecossistema de tecnologia e telecomunicações, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e simultaneamente. O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada, com mais de 141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdo exclusivo. Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto