Logo
Imprimir esta página

Empreendedores rurais são responsáveis por 25% do agronegócio brasileiro

Clube de assinatura de café valoriza os pequenos agricultores e reconhece a importância que eles tem para o Brasil

O agronegócio é responsável por 21,1% do PIB do Brasil, ou seja, mais de um quinto de tudo que é gerado no país sai da agricultura. E, desse total, cerca de 25% é proveniente da agricultura familiar, ou seja, 5% do PIB brasileiro tem origem nas propriedades dos pequenos empreendedores rurais. Esses foram alguns dos números divulgados pelo secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, em entrevista para a Revista Expoagro 2020.

Conforme o secretário, alguns dos principais produtos de exportação, como, por exemplo, o café, a avicultura, suinocultura e fruticultura, são produzidos por pequenos proprietários rurais. No que diz respeito ao café, 80% da produção provém da agricultura familiar.

Mas, nem tudo são flores para os pequenos produtores, porque encontram diversas dificuldades. "Apesar de uma parte dos pequenos produtores desenvolverem produtos com a qualidade necessária para atingir o mercado nacional e internacional de cafés especiais, acabam enfrentando dificuldades por não terem estrutura operacional e comercial para isso", explica Gabriel Barruffini, CEO da Veroo, clube de assinatura de café.

Uma das dificuldades diz respeito à comercialização do produto e à rentabilidade: como está inserido em um mercado (o de commodities) que não é compatível com o seu perfil, o pequeno produtor não consegue se desenvolver financeiramente.

Outro problema é que parte dos pequenos produtores não têm conhecimento exato do produto e da qualidade. Com o intuito de mudar essa realidade, Gabriel criou a Veroo, clube de assinatura de café que conecta o pequeno produtor ao mercado.

"Nós entendemos o mercado de uma maneira diferente e atuamos na contramão, pois pagamos o máximo ao produtor e vendemos com o preço mais acessível ao consumidor", afirma Gabriel.

Ele também explica o porquê da preferência à agricultura familiar: "são histórias de superação e um produto com características quase artesanais, em relação ao manejo e à colheita principalmente - ações para as quais damos muito valor", ressalta o CEO

Gabriel explica que a empresa está propondo ao mercado uma revisão da cadeia de valor, pois, é necessário valorizar os menores do que os maiores e, também, dar a chance para que os pequenos produtores de café mostrem o que são capazes de fazer. Atualmente, com dois anos de existência, a Veroo já apresentou 24 produtores e entregou mais de 20.000 caixinhas na casa dos assinantes.

A proposta do clube Veroo é simples: todo mês um novo artista, como são apresentados os produtores, e uma região produtora são revelados ao assinante - ou seja, um novo café especial - por meio de uma "box" que é entregue à domicílio, em qualquer lugar do Brasil.

Dessa forma, os participantes do clube recebem uma caixa- experiência mensal, contendo o novo café selecionado, informativos sobre as características sensoriais dos grãos, a história do pequeno produtor responsável por aquele sabor e um mimo especial. - o novo café selecionado, uma revista digital contendo todas as informações sensoriais do grão, o laudo de avaliação do Q-Grader responsável, a história do pequeno produtor, uma playlist, receitas e dicas, e um mimo especial. O formato do produto fica à escolha do assinante: pode ser grão, moído ou cápsula - compatíveis com a Nespresso

Sobre a Veroo

A Veroo é uma marca nativa digital que opera inicialmente o clube Veroo de assinatura de cafés especiais, cujo propósito é levar um pouquinho do que acontece em cada origem produtora para dentro da casa do brasileiro que é apaixonado por café. Acreditamos e praticamos muito o Fair Trade, ou seja, trabalhamos na contramão do mercado, onde tentamos vender com o preço mais acessível possível para o consumidor final, mas pagando o máximo ao produtor. Só assim conseguiremos transformar a cadeia de valor desse produto tão especial para nossa cultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto