Logo
Imprimir esta página

Fórum Brasileiro do Agronegócio irá debater o sucesso do setor

Em edição online, o evento aborda como o agronegócio e meio ambiente são a energia no desenvolvimento do Brasil

O evento acontece 19 de abril, das 8h30 às 18h30, totalmente gratuito e com a presença de nomes importantes do setor na iniciativa privada e no poder público. Serão abordados temas diversos e focados no debate das pautas mais urgentes e atuais para o país.

Entre os temas abordados tem destaque: os desafios ambientais; oportunidades de investimento; a importância do avanço tecnológico para as empresas do setor; riscos no cenário atual; fintechs e automação; os desafios da competitividade internacional; água, energia limpa e meio ambiente no Brasil e no mundo; safras e comércio exterior.

O chairman do evento, Joao Roberto Benites, reforça “o setor teve papel fundamental na sobrevivência da economia em 2020 e a tendencia de crescimento se mantem para 2021 com novos investimentos e tecnologias. Abordar o tema neste momento é dar a oportunidade para líderes e gestores avaliarem seus investimentos e atuarem de madeira proativa no desencolhimento do país”.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 16,8% entre janeiro e outubro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A expansão refletiu a safra recorde de grãos da temporada 2019/2020 e as altas na produção de suínos, aves, ovos e leite. No ramo agrícola, o PIB teve alta de 14,55% até outubro de 2020, enquanto no setor pecuário, o avanço foi de 21,95%

Essa alta ocorreu pelo crescimento e ganho de produtividade das lavouras, com destaque para a soja (7,1%) e o café (24,4%), que alcançaram produções recordes na série histórica. Por outro lado, no 4º trimestre de 2020, em relação a igual período de 2019, o agro teve variação negativa de 0,4% por perdas em culturas como a laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%).

O fato é que na avaliação geral o setor teve saldo positivo e manteve o Brasil na rota internacional da comercialização de produtos in natura. O agronegócio do Brasil é responsável pela alimentação de cerca de 800 milhões de pessoas, ou aproximadamente 10% da população global, segundo estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Parte deste resultado é atribuído ao investimento dos produtores em pacotes tecnológicos avançados - sementes, defensivos, fertilizantes e rações de maior qualidade e no clima favorável de 2020.

O agronegócio deverá ganhar mais competitividade pela criação de FIAgro (Fundos de Investimento do Setor Agropecuário), medida possibilitada pelo novo projeto de lei aprovado pelo Senado. E este conjunto de resultados e ações, na área privada e pública, serão debatidos durante o evento e tem o propósito de enriquecer futuras estratégias no setor.

O evento é uma iniciativa do Grupo GCSM e do Fórum das Américas, e tem o apoio de entidades do setor.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link: www.forumbrasileiro.online

Ficha técnica:
Fórum Brasileiro do Agronegócio
Data: 19 de abril de 2021
Horário: 8h30 às 18h30
Site: www.forumbrasileiro.online
Organização: GCSM e Fórum das Américas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto