Logo
Imprimir esta página

Estiagem traz desafios a agricultores gaúchos

Produções de arroz e soja, principais culturas do estado, precisam de chuvas regulares para boa colheita

Em 2020, a seca foi uma das principais dores sentidas pelos produtores do Rio Grande do Sul. Meteorologistas entendem que as frentes frias, que trazem a chuva, eram impedidas de passar pelo estado devido a uma grande massa de ar seco. Circunstâncias como essas são atípicas, por isso, o período de estiagem do ano passado foi o maior registrado desde 2012. De acordo com a Defesa Civil do RS, 122 municípios gaúchos decretaram situação de emergência em razão da estiagem, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

O quadro prejudica, também, o plantio e a colheita nos estabelecimentos agrícolas do estado. Além da falta de chuva, a seca reduz o nível dos rios e açudes. Isso prejudica o abastecimento de água utilizada para irrigação. A lavoura de arroz, por exemplo, precisa de “sol na cabeça e água no pé”, como dizem os produtores. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do país. Foram cerca de 7,1 milhões de toneladas produzidas em um ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. No Brasil inteiro, foram produzidas pouco mais de 10 milhões de toneladas em 2019. De acordo com o projeto Brazilian Rice, o país é o maior produtor e consumidor de arroz, fora da Ásia. Ainda, segundo o IBGE, a produção do cereal gera em torno de R$ 6 bilhões ao Produto Interno Bruto - PIB gaúcho.

A soja é outro importante produto para a economia do Rio Grande do Sul. Como o arroz, esta precisa de chuvas regulares e irrigação para se desenvolver. Além disso, o plantio do grão deve ser feito em momentos do ano com temperaturas mais elevadas, entre 20ºC e 30ºC. O estado é o maior produtor de soja da região Sul do Brasil. Foram 18,4 milhões de toneladas produzidas em 2019, gerando receita de R$ 20,6 bilhões, segundo dados do IBGE.

“A gente entende que questões climáticas podem até ser previsíveis, mas elas não são controláveis. Isso traz uma certa insegurança para alguns produtores”, relata a economista da WTK — O Seu Banco Agro.

A fintech é a primeira a dedicar todos os seus produtos ao agronegócio. As operações do banco digital já iniciaram no Sul do país. “O Rio Grande do Sul é um importante mercado para o agro brasileiro. Nós entendemos isso e reconhecemos as dores dos produtores gaúchos, porque elas também são nossas. Com as variações climáticas, o que o agricultor precisa é de fôlego para trabalhar. A WTK Agro oferece diversos benefícios que trazem maior segurança a esse produtor”, finaliza a economista.

Para entender melhor quais são os benefícios proporcionados pelo Banco do Agronegócio do Brasil, basta acessar o site da instituição: wtkagro.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto