Logo
Imprimir esta página

Segunda safra: sistema radicular, a conexão da planta com o solo

Segunda safra: sistema radicular, a conexão da planta com o solo

Por Dorotéia Alves Ferreira, Engenheira Agrônoma, Doutora em Solos e Nutrição de Plantas e Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado da Fertiláqua

As raízes das plantas são extremamente importantes para seu crescimento e desenvolvimento, bem como para absorção de água e nutrientes. A conexão da planta com o solo, e com suas propriedades nutricionais, físicas e biológicas é mediada pelo sistema radicular e por isso, é fundamental garantirmos condições para o seu bom desenvolvimento.

Em cultivos denominados de segunda safra ou safrinha, verifica-se a necessidade de promover condições para que a planta se estabeleça muito bem na área, visto que em muitas situações a chamada janela de cultivo é bastante restrita e por vezes não é possível mantê-la. O plantio fora desta janela pode submeter as plantas a períodos climáticos difíceis, com déficit hídrico por exemplo. O ideal é que a cultura possa utilizar os recursos disponíveis com menor reflexo negativo que as condições ambientais adversas possam trazer.

Neste sentido, ter um solo em ausência de compactação ou camada adensada e boa aeração, propiciando um desenvolvimento radicular profundo e em volume, são pontos importantes. A inserção de tecnologias que têm o objetivo da bioestimulação do desenvolvimento radicular e ativação biológica de microrganismos do solo é extremamente positiva nesse cenário de produção. Tendo em vista o melhor aproveitamento dos recursos de nutrição e sanidade.

O investimento nas lavouras neste período de cultivo era algo bastante restrito. No entanto, com o bom preço atual das sacas de soja e de milho, e o elevado valor do dólar frente à moeda brasileira, especialistas indicam que o cenário da safrinha 2021 pode ser diferente. Provavelmente os produtores poderão cultivar em maiores extensões de áreas e com maiores investimentos neste ciclo.

Sendo assim, promover condições de solo para que ocorra o armazenamento de água aliado ao melhor desenvolvimento radicular podem ser premissas básicas para se atingir o sucesso dos cultivos de milho nesta segunda safra.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, da linha no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para produtores de sementes. A companhia pertence ao Grupo ICL, multinacional israelense há 90 anos no mercado, com 43 fábricas em 13 países e mais de 11 mil funcionários e referência global em tecnologia de nutrição de plantas. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Programa Sementes de Verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto