Logo
Imprimir esta página

Estrutura de cocho: impacto direto no lucro da fazenda

O modelo de cocho mais adequado a um negócio é aquele que melhor atende os objetivos produtivos do sistema pecuário O modelo de cocho mais adequado a um negócio é aquele que melhor atende os objetivos produtivos do sistema pecuário

A escolha do modelo adequado é imprescindível para garantir a qualidade da suplementação do rebanho

Escolher a suplementação adequada ao rebanho é essencial para determinar o desempenho dos animais. Da mesma forma, a estrutura de cocho de um sistema pecuário é uma importante ferramenta para garantir a qualidade dos suplementos e ganho dos animais. Consequentemente, ele é importante para gerar um impacto financeiro positivo para o negócio como um todo.

Segundo o zootecnista e supervisor Técnico da Connan, Bruno Marson, um cocho de suplementação tem a função de fornecer produtos de nutrição animal em qualidade e quantidade adequadas para todo o lote, no período estipulado pelo planejamento nutricional. Para que esse objetivo seja atingido, alguns aspectos devem ser levados em consideração: localização, altura, área, acesso, material, cobertura e impacto financeiro.

Vale lembrar, entretanto, que o modelo de cocho mais adequado a um negócio é aquele que melhor atende os objetivos produtivos do sistema pecuário. Dessa forma, pode-se apresentar variações no modelo de uma propriedade para outra.

Em relação à localização, o zootecnista afirma que a estrutura deve ser instalada próximo à fonte de água. “O cocho de suplementação bem localizado impacta significativamente na lucratividade do negócio. Ele deve estar próximo à fonte de água, para que o consumo deste recurso seja mais regular e que, dessa forma, se atinjam os objetivos produtivos”.

O risco de contaminação por fezes, urina e outros fatores externos é levado em consideração quando o assunto é altura do cocho, que é a medida do solo até a borda superior da estrutura. Modelos mais elevados do solo garantem maior qualidade da suplementação. “É importante que todos os animais consigam alcançar confortavelmente o produto oferecido. Por isso, a altura do cocho deve ser adequada à categoria animal que está sendo suplementada”, explica Marson.

Outra característica importante é a área de cocho. Ela é calculada de acordo com o espaço, em centímetros, que uma cabeça de animal ocupa e está relacionada ao tipo de suplemento utilizado e ao comportamento social dos animais, segundo o supervisor Técnico da Connan. “É importante respeitar as áreas de cocho para cada suplemento, assim todo o lote de animais consegue consumir o produto”.

“Tanto o caminho dos animais ao cocho quanto a permanência na estrutura não podem estar associados a fatores de risco ou desconforto, como pedras ou poças de barro. É preciso garantir que não se forme lama ao redor do cocho. Essa questão é importante principalmente no período de chuvas, pois impacta diretamente o consumo do suplemento e, consequentemente, o desempenho dos animais”, acrescenta Bruno.

Além disso, a estrutura deve estar localizada a, pelo menos, 15 metros de distância das divisas das cercas, de forma a respeitar a zona de fuga dos animais, que é a área em que se sentem mais confortáveis.

Quando se fala dos materiais que podem ser empregados no cocho de suplementação, eles podem ser variados, dependendo do tipo de suplemento utilizado. “Borracha, madeira, metal, concreto e pneu podem ser utilizados para fabricar o corpo do cocho, desde que a premissa da função dele seja entendida e que os componentes do cocho e da suplementação não reajam entre si”, alerta Marson.

Um componente que contribui para a conservação dos produtos de nutrição é a cobertura do cocho. Porém, caso a estrutura seja descoberta, o zootecnista apresenta uma dica para reduzir perdas na suplementação. “Para economizar com cobertura para produtos minerais, uma alternativa é utilizar suplementos Connan com tecnologia Aglomerax, que têm rendimento 16% maior, quando comparados a suplementos em pó. Além disso, é importante fazer a drenagem do cocho pela lateral, reduzindo as perdas na suplementação”.

O impacto financeiro na escolha do cocho

A lucratividade de um sistema pecuário está diretamente ligada à escolha de um modelo adequado de cocho, visto que é uma estrutura fundamental para o sistema e relaciona-se ao ganho médio diário (GMD), ao consumo de pastagem, ao peso da desmama e à taxa de fertilidade do rebanho.

“O melhor modelo de cocho varia de um sistema pecuário a outro, já que a estrutura deve ser aquela que melhor atende o objetivo produtivo do pecuarista. Analisar e instalar um espaço adequado para a alimentação dos animais é uma forma de garantir a boa alimentação e, consequentemente, os bons resultados no ganho de peso, fato que irá interferir diretamente no valor de venda do rebanho e no lucro da fazenda”, finaliza Bruno.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT), São Gabriel D’Oeste (MS) e, a partir de setembro de 2020, em Araguari (MG), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico - Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto