Logo
Imprimir esta página

Terminação de suínos exige atenção em nutrição, sanidade e ambiência dos animais

AUSTER-suinos-na-granja-Terminacao-de-suinos-exige-atencao-em-nutricao-sanidade-e-ambiencia-dos-animais-foto-Victor-Kuroki AUSTER-suinos-na-granja-Terminacao-de-suinos-exige-atencao-em-nutricao-sanidade-e-ambiencia-dos-animais-foto-Victor-Kuroki

O ciclo de vida de suínos envolve vários desafios, especialmente no período de creche. “Entretanto, apesar da creche ser uma fase complexa, os cuidados devem seguir durante toda a vida dos animais, incluindo crescimento e terminação. Bem-estar e nutrição de qualidade são atributos essenciais”, explica o médico veterinário Victor Kuroki, consultor técnico comercial da Auster Nutrição Animal.

Especificamente sobre a creche, Kuroki explica que o ideal é que os produtores iniciem essa fase com animais com peso próximo aos 23 kg e com 65 dias de vida, o que mostra boa conversão alimentar inicial. “Também é essencial estar atento a diversos fatores, como detalhado protocolo sanitário, adequado programa nutricional e bom manejo, incluindo regulagem dos comedouros e chupetas, além do acompanhamento da curva de consumo dos animais. Dessa forma, os suinocultores podem terminar suínos com 120 kg a 130 kg em 100 a 110 dias”.

“Na fase de engorda buscamos extrair o potencial máximo de desempenho de cada animal. Para isso, é fundamental que eles tenham bom consumo de ração para a conversão em carne. É preciso acompanhar o ritmo de ganho de peso diário, tendo em vista a maior taxa de conversão alimentar, que passa de 1:1,5 na fase de creche para 1:2,4 na terminação, trazendo ganho muscular e acúmulo de gordura”, explica o consultor técnico da Auster. Para obter o resultado zootécnico desejado, é preciso buscar fornecer alimentos ricos em energia, como milho, sorgo e óleo (ou gordura animal), e em proteínas, como farelo de soja, farinha de carne, de vísceras e ou de sangue.

“O sucesso da terminação envolve o acompanhamento e gerenciamento do processo como um todo. É extremamente importante acompanhar o ganho de peso diário, a conversão alimentar e os custos nutricionais, de modo a possibilitar o cálculo do custo do quilo produzido e avaliar se o balanço é rentável. Importante: alguns produtores avaliam apenas o custo da ração e acabam não levando em conta o quanto essa ração barata foi convertida em peso, tendo a falsa sensação de que está tendo lucro”, alerta Victor Kuroki.

O representante técnico comercial da Auster Nutrição Animal recomenda, também, atenção à sanidade e à ambiência. “O suinocultor deve estar atento às vacinações antes do ingresso na fase de terminação, assim como os protocolos medicamentosos determinados para este período, especialmente voltados à proteção dos animais contra problemas entéricos e respiratórios. Já em termos de ambiência, é preciso que os animais sejam alocados em instalações bem arejadas, frescas e que tenham troca de ar constante. As baias devem ser limpas com frequência, com troca de lâmina d’água ou descarga das valas, evitando a produção e acúmulo de gases”.

Visando maximizar o desempenho dos suínos na fase de terminação, a Auster Nutrição Animal oferece um programa nutricional completo, com concentração de minerais, vitaminas e enzimas, que proporcionam desempenho e redução de custos ao produtor, adequados para cada situação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto