Logo
Imprimir esta página

A agricultura de precisão a serviço da adubação ambientalmente correta

Valter Casarin

Em sua propriedade o produtor rural Vicente iniciou um diagnóstico do solo para avaliar a necessidade de fertilizantes. O objetivo era reduzir o custo com a aplicação de fertilizantes. Foi sabendo sobre a utilidade da agricultura de precisão que Vicente encontrou o caminho para fornecer a dose necessária de uma maneira muito localizada.

O termo agricultura de precisão, frequentemente abreviado como AP, é um conceito de gestão agrícola moderna que usa técnicas digitais para monitorar e otimizar os processos de produção agrícola. O principal objetivo desta ferramenta é a otimização. Em vez de aplicar uma quantidade igual de fertilizante em uma área inteira, a agricultura de precisão leva em conta as variações dentro da área e aplica doses de fertilizante de acordo com as variações. Isso permite otimizar o uso de fertilizantes, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental.

“O processo ainda está em andamento, mas quando terminar, poderei saber os teores de nutrientes e o pH quase por metro quadrado”, explica Vicente.

Este diagnóstico é ainda mais importante porque, entre 2013, Vicente iniciou o plantio de duas safras, com soja e milho, em sua propriedade de 1000 ha. O manejo foi então alongado e a questão da adubação veio à tona. “Adubar duas culturas representou um custo significativo. Meu objetivo é ser capaz de usar o fertilizante certo no lugar certo”, explica Vicente.

O sucesso de uma propriedade não está somente em ter altos rendimentos das culturas, mas também ter um bom retorno econômico. “Nosso desafio está na qualidade da nossa produção, mas também no aspecto ambiental. A agricultura de precisão torna possível atender a esses dois critérios ", diz Vicente.

O objetivo da agricultura de precisão é homogeneizar o rendimento das safras, fornecendo a dose certa de fertilizante necessária. Pode, portanto, impactar o balanço econômico da fazenda de duas maneiras: ou, como na propriedade do Vicente, permite reduzir despesas otimizando a compra de fertilizantes, ou permite aumentar a produtividade em certas áreas que anteriormente eram mal adubadas.

Mediante o uso da agricultura de precisão é possível obter os mapas de produtividade da propriedade do Vicente. "Os mapas de produtividade são importantes, mas não foram feitos para pendurar na parede, onde fica muito bonito. Eles são sobrepostos aos mapas de diagnósticos do solo, o que fazem tomar maior importância", reitera Vicente.

Só é possível alcançar esse resultado, se houver primeiro investimento no processo. O diagnóstico realizado por Vicente representa, por si só, um investimento monetário por hectare. O equipamento para modular a informação também representa um investimento significativo. No entanto, a economia feita com a redução do volume de fertilizantes e outros insumos pode reembolsar rapidamente os custos da aplicação da agricultura de precisão.

Com o crescente uso de fertilizantes e produtos fitossanitários foi necessário otimizar o uso para proteger as pessoas e o meio ambiente. A agricultura de precisão conta com ferramentas tecnológicas que auxiliam o agricultor a tomar as melhores decisões possíveis para suas safras, se tornando a ponta de lança da agricultura sustentável.

Com objetivo de melhorar a percepção da população em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes, foi estabelecida no Brasil, em 2016, a iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV). A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

Valter Casarin, engenheiro agrônomo, coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto