Logo
Imprimir esta página

Produtora realiza três safras por ano com uso de pivôs

Produtora realiza três safras por ano com uso de pivôs

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer o trabalho realizado pela agricultora mato-grossense, Ana Clara Gatto, que achou na irrigação a solução para diversificar os cultivos da fazenda da família sendo assim mais rentável e eficiente no uso da terra

A fazenda Cabeceira 5, situada em Ipiranga do Norte, município de pouco mais de 6 mil habitantes, e que até 2004 pertencia à vizinha Tapurah no médio-norte mato-grossense, é uma propriedade modelo por sua gestão e eficiência no uso da terra. Em uma área plantada de 1.650 hectares, com a ajuda da tecnologia, a fazenda realiza três safras completas por ano. Além disso, possui uma grande variedade de culturas no esquema de rotação, são mais de seis variedades diferentes.

Atualmente Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,9%, tendo na última safra sido responsável por mais de 66.9 milhões de toneladas. Porém, a sucessão ano a ano de milho e soja tem resultados em grandes problemas nas fazendas, com nematoides, pragas e doenças. Contudo, na Cabeceira 5 este é um problema que vem sendo contornado. O segredo? A diversificação de culturas. “Com o cultivo de chia, gergelim, arroz e feijão, temos uma rotação eficiente e rentável com a soja e o milho. Como são culturas diferentes de outras famílias, as pragas não atacam”, diz a Ana Clara Gatto, produtora, agrônoma responsável pela parte financeira, administrativa, compra e vendas na fazenda.

O cultivo da chia e o gergelim na propriedade acontecem em parcerias com as empresas da região. Essas empresas fornecem as sementes e fazem o contrato de compra da produção. “Esse acordo, é muito interessante para nós, pois temos a garantia da venda desses cultivos nos quais a venda é mais restrita”, diz Ana Clara.

Ainda segundo ela, que é filha e neta dos primeiros produtores do estado que migraram do Rio Grande do Sul para desbravar Mato Grosso, esse cultivo tão diversificado só foi possível com o implemento de tecnologia. Uma dessas soluções adotadas foram os pivôs de irrigação. Atualmente a propriedade conta com dois equipamentos que juntos irrigam uma área de 320 hectares. Um deles, o mais recente adquirido, é da Zimmatic by Lindsay. “Os pivôs nos permitiram a maior otimização no uso do solo, por isso conseguimos plantar e colher até três safras por ano”, destaca a agrônoma.

Outra grande vantagem que a irrigação por aspersão proporcionou para a fazenda, segundo a produtora, foi de poder programar e antecipar o plantio da soja. Enquanto a maioria dos produtores de MT estão com a colheita da oleaginosa atrasada e com a produtividade comprometida por conta do excesso de chuva neste período do ano, a Cabeceira 5 já está finalizando a colheita das últimas sacas. “Com o pivô temos o serviço bem mais tranquilo, não fica tudo concentrado em uma época só, fazendo assim melhor gestão do tempo de toda a equipe”, ressalta ela.

Mudança na rotina da fazenda

Com presença quase que diária na fazenda, Ana Clara terá sua rotina alterada nos próximos meses. Isso porque a produtora está gestante e logo começará a desacelerar suas atividades para se preparar para o nascimento de suas duas filhas. Mas, para não ficar sem informações do andamento na propriedade, ela mais do que nunca precisará contar com o auxílio da tecnologia.

Uma dessas soluções está sendo implantada na propriedade nessa safra, que é o FieldNET, solução também desenvolvida pela Lindsay, para o gerenciamento remoto dos dois pivôs da fazenda. A partir de um computador, smartphone ou tablet, a ferramenta possibilita a criação de planos de irrigação de taxa variável grau-a-grau, que define paradas e movimentos, cria relatórios de uso, monitora o desempenho e os ganhos em toda a sua operação e ainda envia atualizações e alertas em tempo real.

“Estamos começando a utilizar essa ferramenta, ainda temos muito que aprender e nos ajustar, mas tenho certeza que vai facilitar ainda mais o manejo da irrigação, principalmente quando estivermos fora da propriedade, este monitoramento remoto facilita a conferência das irrigações e o andamento do serviço, toda a equipe é integrada na plataforma: o gerente, os gestores e o assistente técnico”, destaca a produtora.

A força da mulher no campo

Ana Clara é uma defensora ativa dos direitos da mulher e tem levantado essa bandeira principalmente no campo, em sua fazenda, mas também em encontros, eventos e feiras. “O preconceito quanto a mulher principalmente no campo melhorou muito, mas a gente ainda sente, aquela desconfiança estrutural como se a palavra da mulher tivesse menos força e credibilidade. Por isso, temos que provar nossos conhecimentos constantemente, e isso precisa mudar precisamos ser tratadas igualitariamente aos homens seja na credibilidade ou na qualidade do trabalho desempenhado.”, diz.

Ainda segundo ela, oportunidades como o Dia Internacional da Mulher são sempre uma chance de debater o tema e sua importância. “Todo mundo tem que ser tratado igual, independentemente de seu gênero, as pessoas devem ser escolhidas por sua capacidade. Temos visto mais mulheres com cargos de liderança, e isso é algo bom e deve crescer cada vez mais”, finaliza a produtora.

Sobre - A Lindsay América do Sul é subsidiária da americana Lindsay Corporation., e tem sua sede no Brasil, com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP). A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic e FieldNET. Atuando na fabricação de pivôs centrais e laterais e também na distribuição de equipamentos agrícolas há mais de 55 anos, a Lindsay tem sistemas de irrigação em operação em mais de 90 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto