Logo
Imprimir esta página

Estudo sobre ação antifúngica de extratos vegetais beneficia frutíferas da Amazônia

Estudo sobre ação antifúngica de extratos vegetais beneficia frutíferas da Amazônia

Típico da culinária paraense, o jambu (Spilanthes oleracea L) retorna à cena científica com a revelação de que o extrato da flor dessa hortaliça se mostrou promissor no controle alternativo de fungos prejudiciais às plantas de bacuri e muruci – frutas de reconhecida importância socioeconômica na Amazônia, com potencial de comercialização para todas as regiões brasileiras.

A descoberta está descrita no boletim de pesquisa “Efeito de extratos vegetais na inibição do crescimento micelial de Lasiodiplodia pseudotheobromae e Cylindrocladium sp.”, lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os nomes científicos no título são dos fungos estudados – o primeiro causador da seca descendente do bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) e o segundo da queima foliar do murucizeiro [Byrsonima crassifolia (L.) Rich.].

A pesquisa avaliou extratos de 15 plantas, alguns sobressaindo-se mais que outros como inibidores dos dois patógenos, mas o de flor de jambu apresentou os melhores resultados para ambos, despontando como um possível bioativo recomendável para aplicação no controle das doenças associadas a esses fungos. A ação antifúngica do jambu é creditada ao espilantol, princípio ativo que deixa na boca a característica sensação de dormência e formigamento.

Acesso livre

O acesso ao boletim de pesquisa “Efeito de extratos vegetais na inibição do crescimento micelial de Lasiodiplodia pseudotheobromae e Cylindrocladium sp.” está liberado ao público no Portal Embrapa, acessível por dois caminhos: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/220566/1/BPD145.pdf e https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129516.

Como o bacurizeiro e o murucizeiro são fruteiras em processo de domesticação, pesquisas como essa na área de Fitopatologia se tornam referência por servirem de base para futuras investigações científicas. A associação dos fungos pesquisados às respectivas doenças é recente e não há controle químico recomendado para eles.

Alternativa ecológica

Por outro lado, como destaca a publicação, o uso de plantas como substitutos para os produtos sintéticos tem se mostrado uma alternativa de interesse ecológico e econômico bastante favorável, tanto para o produtor como para os consumidores.

“Os resultados desse trabalho são preliminares, mas de suma importância para o estudo do controle alternativo de doenças do bacurizeiro e do muricizeiro, visto que são culturas importantes principalmente para o pequeno produtor”, avalia a fitopatologista Alessandra Keiko Nakasone, autora da obra e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), onde os ensaios foram conduzidos.

A autora é responsável pelo primeiro relato do fungo L. pseudotheobromae provocando a seca descendente em plantas do bacurizeiro, publicado em 2020, e participou da equipe de cientistas que em 2014 associaram o fungo Cylindrocladium sp. à queima foliar no muricizeiro.

Extratos de plantas x patógenos

O estudo avaliou extratos de seis plantas alimentícias não convencionais (PANCs), entre estas o jambu, e nove extratos de plantas medicinais. Além do jambu, no grupo das PANCs estão alfavaca, batata-doce, vinagreira, mastruz e ora-pro-nobis. O grupo das medicinais inclui nim, gengibre, eucalipto, erva-cidreira, boldo-do-reino, noni, capim-santo, cipó-d’alho e coramina.

De acordo com as conclusões publicadas, os extratos de flor de jambu e folha de gengibre e eucalipto são capazes de proporcionar inibições acima de 25% no crescimento in vitro de L. pseudotheobromae. Para Cylindrocladium sp., os extratos de flor de jambu e folha de alfavaca se destacaram por proporcionarem inibições acima de 17%.

Além da fitopatologista Alessandra Nakasone, a obra recém-lançada conta com mais cinco autores: Luana Cardoso de Oliveira, química-industrial e doutoranda na Universidade Federal do Pará; Deyse Ribeiro Silvino de Jesus, acadêmica de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia; Rayanne Savina Alencar Sobrinho, engenheira florestal; Alessandra de Nazaré Reis Freire, engenheira-agrônoma e Osmar Alves Lameira, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto