Logo
Imprimir esta página

Irrigação por gotejamento subterrâneo, o sistema das oportunidades

William Roberto Damas, Especialista Agronômico Grãos e Fibras

A irrigação por gotejamento subterrâneo, tradicionalmente utilizada há vários anos em diferentes cultivos como café e cana-de-açúcar, vem ganhando espaço e crescendo anualmente em fazendas de grãos e fibras, em diferentes regiões produtoras no Brasil. Essa natural busca e crescimento ocorreu nas mais variadas culturas irrigadas pelo sistema de gotejamento, e foi proporcionada pelos benefícios que a tecnologia traz ao produtor, como menor demanda de água e energia elétrica, bem como, o aumento da produtividade através da técnica da nutrirrigação, quando os nutrientes são aplicados através da água da irrigação de forma parcelada e uniforme.

Outro grande benefício do sistema de gotejamento é a adaptação aos diferentes formatos de área, possibilitando que 100% da área cultivada seja irrigada, ou que o sistema seja instalado em áreas já irrigadas por pivô, nos locais conhecidos como “calcinhas”.

Desfrutando do melhor aproveitamento da área e otimização de seu recurso hídrico disponível, a Fazenda Primavera, localizada no município de Sorriso/MT, tradicional produtora de grãos, e que já contemplava sistemas de irrigação por pivô central em sua área, apostou na implementação do sistema de gotejamento subterrâneo em 2020, em uma área de 120 há, entre as áreas não irrigadas pelo método convencional que eram mantidas em condição de sequeiro, buscando potencializar sua área de produção e verticalizar a produtividade.

Ilustração da área potencializada da Fazenda Primavera (em verde) com o sistema de gotejamento subterrâneo, possibilitando que 100% da área seja irrigada

Os benefícios e resultados da implementação do sistema de gotejamento na Fazenda foram percebidos logo na primeira safra de soja 2020/21. Em meados de setembro/2020 a Fazenda já estava com 100% de sua área plantada e germinada, diferente de outras fazendas no município e outras regiões pelo país, que estavam no aguardo da estabilização das chuvas, sofrendo grande atraso para conseguirem realizar os plantios com segurança. Além desta antecipação de safra, que traz a possibilidade de se realizar a terceira safra em 100% de sua área, aumentando a rentabilidade da fazenda, há um importante ganho operacional e de mão de obra, com a oportunidade dos plantios e colheitas sendo realizados ao mesmo tempo em toda a área, sem deslocamentos de equipe e maquinários.

A Fazenda Primavera já colheu sua safra de soja 2020/21, conseguindo aumentar sua média geral de produtividade com toda sua área sendo irrigada, e atualmente 100% de sua área já se encontra plantada com o milho de segunda safra e logo, será plantado o feijão como cultivo de terceira safra.

Fotos da área irrigada por gotejamento da Fazenda Primavera. Soja (esquerda) em outubro/2020 e atualmente o milho segunda safra (direita) em janeiro/2021

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto