Logo
Imprimir esta página

Desafio Microbioma Brasil 2020/21 supera expectativa de inscritos e propõe aprimorar o sistema produtivo

Desafio Microbioma Brasil 2020/21 supera expectativa de inscritos e propõe aprimorar o sistema produtivo

A Microgeo, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, encerrou as inscrições para o Desafio Microbioma Brasil 2020/21 – a 2ª Edição do programa inspirado no “Plant Microbiome Symposium”, que visa incentivar a discussão sobre a importância do microbioma na agricultura, em busca de inovadoras práticas de manejo que demonstrem os benefícios do Adubo Biológico produzido com Microgeo® para suprir as necessidades de produção, a sustentabilidade no manejo e a qualidade de vida no planeta.

Na 1ª Edição do Desafio 2019/20, excelentes trabalhos foram apresentados pelos consultores participantes. O experimento realizado na cultura da soja, por exemplo, pela PA Consultoria na região do Cerrado-Oeste, avaliou o uso da Adubação Biológica em diferentes manejos de dessecação, concluindo que ao comparar o pior cenário - Plante e Aplique sem agregar nenhum outro insumo - ao melhor cenário - Dessecação Antecipada + Inoculante + tecnologia Microgeo® - resultou num incremento de 6,5 sacas por hectare. Já na cultura do algodão, o experimento realizado pela Kasuya Inteligência Agronômica na região do MATOPIBA, avaliou o efeito do Adubo Biológico produzido com Microgeo® para melhoria do sistema solo e nos componentes de produtividade do algodoeiro. Houve uma redução na descompactação, aumento na altura de plantas e estimativa de produtividade de um incremento de 40 @ por hectare na área com a Tecnologia Microgeo® comparando com a área testemunha. E na cultura da cana-de-açúcar, houve uma importante troca de experiência com os experimentos do produtor e consultor Daine Frangiosi, que avaliou a Adubação Biológica no sistema solo – planta e o controle de doenças e pragas através da interação planta – microrganismos. O consultor observou resultados no aumento da atividade enzimática do solo e capacidade fotossintética da planta, redução de doenças e pragas, e aumento da produtividade no tratamento com aplicação parcelada da tecnologia Microgeo® ao longo da safra (solo e foliar), devido a reposição da biodiversidade em várias fases da cultura.

Os especialistas Dr. Fernando Andreote, professor da ESALQ/USP, Dr. Rodrigo Mendes, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, e Dr. Solismar Venzke Filho, especialista em Microbiologia do Solo, compõem a renomada banca nacional do Desafio. O programa conta com duas etapas ao longo do ano (regional e nacional), além de premiações para os ganhadores regionais e o finalista. O 1º e 2º lugar da etapa nacional 19/20 receberam como prêmio a viagem e a inscrição ao Plant Microbiome Symposium que em 2021 será realizado na Escócia.

De acordo com a Microgeo, as inscrições da edição 2020/21 encerraram com 60 consultores de todas as regiões do Brasil com experimentos em diferentes culturas, como pastagem, cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, café e HF – é importante ressaltar que algumas dessas culturas não tiveram experimentos conduzidos na 1ª Edição do Desafio, que nesta próxima edição propõe uma rica troca de experiência por meio de trabalhos que apresentam dados inéditos, com resultados qualitativos e quantitativos, que irão aprimorar o sistema produtivo do país com práticas agrícolas inovadoras.

O time de Desenvolvimento de Mercado da companhia dará todo apoio necessário aos experimentos em campo realizados sob coordenação dos consultores. A partir do mês de maio de 2021, os primeiros resultados serão concluídos para que a banca avaliadora analise regionalmente os dados coletados.

“Os pilares físico e químico já estão consolidados na agricultura, porém o biológico ainda está em crescimento, e é ele que integra os outros dois pilares, extraindo o melhor desempenho de todo o sistema agrícola – solo e planta. Por isso, este Desafio busca integrar especialistas em microbiologia e agricultura, consultores e suas práticas inovadoras por meio da Tecnologia Microgeo® para suprir as necessidades dos produtores agrícolas, difundindo conhecimento sustentável de manejo e a qualidade de vida no planeta”, destaca Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto