Logo
Imprimir esta página

Nutrição no período seco exige atenção especial para suprir as exigências das vacas leiteiras

Nutrição no período seco exige atenção especial para suprir as exigências das vacas leiteiras

A nutrição das vacas leiteiras em período seco exige atenção. "De 45 a 60 dias antes do parto, as vacas deixam de ser ordenhadas e são preparadas para a próxima lactação. Nesse período, ao mesmo tempo em que as glândulas mamárias descansam, os nutrientes – antes voltados para a produção de leite – são destinados à formação final dos bezerros", explica Iago Melo, zootecnista da Auster Nutrição Animal. "É importante ter atenção à nutrição porque os animais passam por grandes mudanças fisiológicas e metabólicas em curto período de tempo", complementa o especialista.

"Do ponto de vista nutricional, o período seco tem cerca de 60 dias e é dividido em duas fases: pós-secagem, quando as vacas recebem dieta de baixa energia e alta fibra, facilitando o manejo do processo de secagem; e os 21 dias que antecedem o parto, na qual os teores energético e proteico da dieta aumentam em comparação aos fornecidos durante a primeira fase", afirma o zootecnista da Auster.

Iago Melo explica que, durante o período seco, as vacas têm necessidades nutricionais diferentes das fêmeas em lactação. Para evitar ou amenizar qualquer desbalanceamento, orienta-se a ingestão de 1,8% a 2,1% de matéria seca por peso vivo; 3% de extrato etéreo; 12% a 13% de proteína bruta; 10% a 16% de amido; e FDN (fibra em detergente neutro) inferior a 35%. Tais nutrientes visam melhorar a qualidade e a quantidade de colostro, maior produção de leite na lactação seguinte e recuperação de escore corporal da vaca antes do parto.

Para o zootecnista da Auster, o produtor deve se adequar às demandas nutricionais desse período, visto que o manejo inadequado pode gerar aumento de casos de balanço energético negativo no pós-parto, além de doenças metabólicas, como acidose, laminite, deslocamento de abomaso, retenção de placenta, metrite e febre do leite.

"Porém, o maior desafio ocorre no final do período seco. Nesse momento, a vaca passa por alterações hormonais e metabólicas decorrentes da proximidade do parto, ocasionadas pelo aumento na demanda de nutrientes, crescimento acelerado do feto, síntese de colostro pela glândula mamária, depressão da imunidade, mudanças de ambiente e a inevitável queda no consumo de alimentos", alerta Iago Melo.

Durante o período seco e o pré-parto, é comum as vacas apresentarem redução de ingestão de matéria seca, fazendo-se necessária a tomada de medidas para que o consumo seja o menos afetado possível. Entre elas, Melo recomenda dieta com inclusão de fibras, aumentando o enchimento ruminal e alcançando o escore ideal; aumento da concentração da dieta em açúcares, amido, minerais e vitaminas; sombra; cuidado com a superlotação dos lotes; separação de novilhas de vacas, se possível; evitar grandes mudanças de ambiente; fácil acesso à água limpa e fresca; espaçamento de cocho no mínimo de 80cm por vaca; e ambiente limpo e seco.

Iago Melo ressalta, também, a importância do resfriamento dessas vacas durante o período seco, de maneira a ter efeito positivo no alívio do estresse térmico, visto que submetê-las apenas ao sombreamento pode não ser suficiente para impedir o estresse em altas temperaturas e alto teor de umidade. ”Vacas submetidas a esse estresse tendem a produzir cerca de 3,5kg-4,0kg à menos na lactação subsequente em relação a vacas que são resfriadas”, acrescenta o zootecnista.

Atenta às necessidades nutricionais das vacas durante o período seco, a Auster Nutrição Animal oferece os produtos da linha Númia, recomendando Númia VL de 30 a 60 dias antes do parto; Númia Primo, Númia Primo Cocho e Númia RPC Completo. De 30 a 21 dias antes do parto é recomendado núcleos aniônicos, tais como: Númia VL Pré-Parto, Númia Primo Pré-Parto e Númia Pré-Parto pH menos. A linha Númia é indicada para o balanceamento da dieta total dos animais, tornando-a mais atrativa e melhorando o status nutricional para auxiliar no controle do pH ruminal, produção de AGV's (ácidos graxos voláteis), balanceamento de minerais, aminoácidos e vitaminas, durante as etapas que antecedem o parto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto