Logo
Imprimir esta página

O futuro das fazendas de café: o que fazer para se manter nesse mercado cada vez mais competitivo e global?

Durante a SIC, jovens produtores debateram sobre os grandes desafios na gestão e na ressignificação do trabalho nas fazendas

O setor cafeeiro tem tomado novos rumos e no atual cenário, é preciso investir em ações para que as fazendas permaneçam no mercado e se destaquem pelos diferenciais exigidos pelo novo consumidor, que está cada vez mais informado e interessado nos propósitos do produtor e na sua responsabilidade com o todo. Esse foi um dos assuntos discutidos na Semana Internacional do Café, na última sexta-feira (20).

Mediado por Sérgio Parreiras Perreira, pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, contou com a participação de Isabela Pascoal da Daterra Coffee, Paula Magalhães Paiva da Fazenda Recanto e Felipe Croce da Fazenda Ambiental Fortaleza. Todos foram unânimes em destacar sustentabilidade, gestão de pessoas, tecnologia e pesquisa em suas abordagens sobre o futuro das fazendas.

“Precisamos valorizar a origem e os processos da produção de café e levar essa informação para o consumidor final”, afirmou Felipe Croce, que reforçou a importância para o produtor de conhecer as particularidades do seu produto e saber precificá-lo.

Tecnologias que promovam maior eficiência no cultivo também foram citadas no debate. A modernização da produção permite um plantio mais eficaz e um controle maior em relação a rastreabilidade do grão. Tais componentes refletem nas informações e permitem a ações com foco na maior qualidade do grão, fator decisivo no processo de escolha do comprador.

Pesquisas e estudos na busca da sustentabilidade e menor impacto ao meio ambiente também se tornaram uma grande preocupação. Esse fator não é só exigido pelos mercados mais sofisticados, mas também, é imprescindível para a sobrevivência do cultivo na região. “Temos que pensar na sustentabilidade não só para compensar algo que foi danificado, mas para construir o novo. É preciso ressignificar o trabalho no agro em todas as dimensões, profissionalizando cada um dos espaços e mostrar que a agricultura é uma parceria da natureza”, destacou Isabela Pascoal.

Por fim, Paula Magalhães Paiva destacou algo de extrema importância: a gestão de pessoas. “Como vamos reter os profissionais para trabalhar no campo? As fazendas devem investir em ações que façam das fazendas um local atrativo para que elas desempenhem suas funções, pensando em inovações que tornem as atividades mais confortáveis e menos árduas”, afirmou. Ou seja, é preciso pensar em pessoas e na forma que elas irão executar seus trabalhos para que seja prazeroso e faça sentido.

Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
#conectadospelocafé
www.semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto