Logo
Imprimir esta página

Embrapa faz nova oferta de hastes de seringueiras para produtores de mudas

A Embrapa está ofertando hastes de planta básica para enxertia de 14 clones de seringueiras exclusivamente para produtores de mudas inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). A oferta visa contribuir para a diversificação clonal, o aumento de produtividade e a sustentabilidade dos seringais brasileiros, sobretudo da região Centro-Oeste.

São disponibilizados 613 lotes com hastes de 10 metros dos clones OS 22, PB 311, PB 312, PC 119, RRIM 713, PB 291, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, RRIM 901, RRIM 937, RRIM 938 e PC 140 para retirada em 2021. Os materiais foram registrados no Registro Nacional de Cultivares (RNC), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os interessados devem enviar, até às 17h de 30 de novembro, um e-mail com o assunto “Oferta de seringueira 20/21” para o endereço e informando, no formulário constante neste documento, os clones e quantidades desejados, observando os limites de aquisição individual descritos. Os produtores serão contemplados por ordem de recebimento dos e-mails e serão informados por e-mail a partir do dia 02/01/2021.

A retirada das hastes ocorrerá entre 8 e 26 de fevereiro de 2021. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail e pelo telefone (61) 3333-0417.

Sobre os clones

A produção nacional de borracha natural se baseia em apenas seis clones (RRIM 600, PR 255, GT 1, PB 217 e PB 235 e Fx 3864), sendo necessária a diversificação clonal e a utilização de materiais mais produtivos para minimizar os riscos (como doenças) e favorecer a competitividade dos heveicultores brasileiros.

A borracha natural é um produto estratégico para o desenvolvimento do País, pois as indústrias de pneumáticos e artefatos de borracha importam mais de 60% desse insumo para a fabricação dos produtos. O aumento da produtividade dos seringais com o plantio de clones com maior potencial produtivo que os utilizados atualmente pode levar à diminuição dessa dependência.

Nesse sentido, a Embrapa avaliou mais de 70 clones disponíveis no Banco de Germoplasma de Seringueira da Embrapa Cerrados (BGHevea CPAC). Os clones foram avaliados em três locais com diferentes condições de clima e solo – Goianésia (GO), Planaltina (DF) e Pontes e Lacerda (MT), tendo sido comparados aos seis clones mais cultivados nessas regiões e que foram utilizados como testemunhas.

Os resultados do trabalho mostram que os novos clones selecionados, todos originários da Malásia, apresentam elevada produtividade média de borracha seca por planta. O estudo também evidencia a possibilidade de diversificação dos plantios de seringueira com clones de potencial produtivo semelhante ou superior aos atualmente utilizados nas regiões onde apresentaram melhor desempenho e em outras com condições edafoclimáticas (de solo, clima etc.) semelhantes.

Os clones selecionados produziram borracha natural de boa qualidade, tecnicamente especificada como TSR - classe 10 de cor marrom, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 2000.

São indicados para cultivo nas regiões de Goiás e do Distrito Federal em que foram testados e em outras com condições edafoclimáticas semelhantes, ou seja, com período seco bem definido, o que permite o escape ao mal-das-folhas causado pelo fungo Pseudocercospora ulei (Henn.).

Para mais informações sobre os clones de seringueira, clique aqui.

Texto original e atualizações: https://www.embrapa.br/cerrados/busca-de-noticias/-/noticia/57323875/embrapa-faz-nova-oferta-hastes-de-seringueiras-para-produtores-de-mudas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto