Logo
Imprimir esta página

Cuidado com as instalações e rígido manejo sanitário são fundamentais para evitar infecções intestinais nos leitões, recomenda especialista da Vetoquinol

Cuidado com as instalações e rígido manejo sanitário são fundamentais para evitar infecções intestinais nos leitões, recomenda especialista da Vetoquinol

"As infecções intestinais estão entre as doenças de maior importância na suinocultura mundial, sendo, portanto, uma doença economicamente importante para a atividade já que afeta fortemente a lucratividade dos produtores", afirma André Buzato, gerente técnico da área de suínos da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal no mundo.

A colibacilose neonatal (CN), doença causada pela bactéria Escherichia coli, é o desafio sanitário mais preocupante. Ela provoca infecção intestinal de leitões no período neonatal, com quadro severo de diarreia e acentuada desidratação.

"Se não tratada de forma rápida e eficaz, a CN tem elevado índice de mortalidade e proporciona grandes prejuízos para o suinocultor. A doença acomete leitões no período neonatal (1 a 5 dias de vida), sendo adquiridas no próprio ambiente ou da mãe, pela ingestão de fezes ou por pisos contaminados", explica Buzato.

Um ambiente não higienizado e o precário manejo sanitário são os principais responsáveis para a manifestação e desenvolvimento da doença. Outros fatores, como condições ambientais e imunidade do animal, também são relevantes. "Como forma de prevenção da CN, é recomendada desinfecção e manutenção do ambiente seco e aquecido, além dos cuidados com a saúde da porca durante o período de gestação. Mas, caso a bactéria se manifeste, o ideal é optar por tratamentos rápidos e eficazes para que a produção seja minimamente afetada", explica o gerente técnico de suínos da Vetoquinol.

Para o tratamento da colibacilose neonatal , a Vetoquinol Saúde Animal recomenda Forcyl, antibiótico injetável dose única próprio para infecções causadas pela E.coli e outros agentes bacterianos. Seu princípio ativo é a marbofloxacina que, combinada com alta concentração plasmática, eliminando rapidamente o agente bacteriano, proporcionando uma rápida cura. Forcyl também possui baixo período de carência. "É uma solução segura, de ação rápida e eficaz para o suinoc​ultor, de modo que gera menos perdas e gastos para a granja", conclui André Buzato.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto