Logo
Imprimir esta página

Oferta de colostro nas primeiras 24 horas é fundamental para o sistema imunológico das bezerras

Oferta de colostro nas primeiras 24 horas é fundamental para o sistema imunológico das bezerras

A criação de vacas leiteiras exige cuidados desde o nascimento. As bezerras são animais frágeis, que necessitam consumir colostro de suas mães para se nutrir e fortalecer o sistema imunológico, evitando inflamações umbilicais, diarreias e doenças respiratórias. A zootecnista Jessica Taborda, consultora técnica comercial da Auster Nutrição Animal, explica que o colostro é secretado das glândulas mamárias da vaca durante as primeiras 24 horas após o parto. Sua composição é diferente do leite em termos de propriedades físicas e funções imunológicas, com altas concentrações de imunoglobulinas (anticorpos).

“A placenta da vaca não permite a passagem de anticorpos da mãe para o feto. Dessa forma, quando nascem as bezerras são totalmente dependentes do consumo do colostro para adquirir imunidade, chamada de imunidade passiva, até que seu organismo produza seus próprios anticorpos (imunidade ativa). Vale ressaltar que a concentração de imunoglobulina no colostro varia de acordo com número de partos da fêmea, histórico de enfermidades, volume de colostro produzido, estação do ano e nutrição durante o período seco”, informa a consultora técnica da Auster.

Jessica Taborda explica que a capacidade de absorção de moléculas grandes, como as de imunoglobulinas, por parte dessas bezerras declina a cada hora de vida. Assim, quanto mais tempo passa menos as moléculas são absorvidas – já no segundo dia, elas já não são mais absorvidas, tendo como efeito desse colostro apenas a proteção local no intestino e a função nutricional. Outro ponto importante é a quantidade de colostro fornecido. “A recomendação é consumo de volume equivalente a 15% do seu peso vivo e que 2 a 3 litros desse total sejam fornecidos antes de completar 6 horas de vida. Além disso, é importante respeitar o intervalo de 4 horas entre um fornecimento e outro”.

A consultora técnica da Auster recomenda, ainda, que as fazendas leiteiras tenham banco de colostro, com pequeno estoque de uma vaca saudável caso alguma bezerra não tenha o colostro da própria mãe ou mesmo para substituir o colostro de baixa qualidade. Para isso, é importante que as vacas sadias recém-paridas sejam ordenhadas e o seu colostro seja avaliado com um colostrômetro. Esse colostro pode ser armazenado em geladeira por até 7 dias aos 4°C ou ser congelado por até um ano entre -15°C a -20°C.

Uma das estratégias para que as vacas leiteiras sejam capazes de produzir colostro de alta qualidade é ficar atento na nutrição do período que antecede ao parto, além do aumento de qualidade na produção do colostro, utilizando essa estratégia, evita-se também o aparecimento de algumas doenças metabólicas. A Auster Nutrição Animal conta com a linha Númia VL Pré-Parto, núcleo vitamínico mineral que tem em sua composição macro e micro minerais, minerais orgânicos, vitaminas A, D e E, complexo melhorador de ambiente ruminal, levedura viva, flavomicina e gordura vegetal perolizada, nutrientes que ajudam a manter a qualidade do colostro ofertado. “Receber os nutrientes necessários nessa fase inicial da vida é essencial para a fêmea leiteira superar as adversidades e ter o melhor desenvolvimento possível, tornando-se uma matriz produtiva e fértil”, ressalta Jessica Taborda, da Auster Nutrição Animal


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto