Logo
Imprimir esta página

Como o manejo da interação água - solo - planta pode melhorar a resposta produtiva

Por Dorotéia Alves Ferreira, Engenheira Agrônoma, Doutora em Solos e Nutrição de Plantas e Gerente de Produto da Fertiláqua

Entender os ambientes produtivos como sistemas de produção, que englobam não somente cada fator de forma isolada, mas a integração de todos os constituintes do sistema, é um desafio constante. A planta pode ser compreendida como um componente de produção que tem forte relação com a sua genética, desenvolvida de acordo com a espécie vegetal, e com fatores bióticos e abióticos. No entanto, entende-se que o solo deve ser um ambiente preparado para receber a semente que carrega todas estas impressões genéticas e que resultará em uma nova planta, e fornecer condições químicas, físicas e biológicas para seu desenvolvimento.

O termo qualidade do solo tem algumas definições. Pode-se definir como a capacidade do solo funcionar, dentro dos limites dos ecossistemas naturais ou manejados, para sustentar a planta e a produtividade animal, manter ou melhorar a qualidade do ar e da água e apoiar a saúde humana e a habitação (Doran & Parkin, 1994; Karlen et al., 1997).

Os componentes químico, físico e biológico do solo interagem e interferem diretamente no desenvolvimento, sanidade e produção do vegetal. A qualidade do solo tem influência direta na manutenção e sustentabilidade dos ambientes de produção. Desta forma, empregam-se indicadores de qualidade do sistema de produção, para que seja possível verificar a evolução e o desempenho dos manejos empregados nestes ambientes, que terão reflexos na produtividade das culturas e na construção do sistema produtivo. A integração dos indicadores de qualidade de solo é necessária, pois o solo é um ambiente com elevada complexidade, dinâmico e heterogêneo. A observação isolada destes indicadores não fornece informações suficientes para explicar a perda ou ganho potencial dos cultivos de determinado solo (Carneiro et al., 2009).

Frequentemente utilizam-se os indicadores físicos de solo como, densidade, porosidade total, e suas divisões em macroporosidade e microporosidade, além da avaliação da resistência à penetração, que simula a força exercida pelo sistema radicular para se desenvolver. Estas avalições nos informam o quanto o solo está aerado, ou seja, sua capacidade em ser ocupado por água e gases, e fornecer um ambiente para o desenvolvimento de raízes em profundidade e volume. Quando temos um solo com elevada densidade e baixa porosidade, consequentemente, teremos dificuldade no desenvolvimento radicular e menor infiltração e retenção de água no solo.

Com a escassez ou o menor armazenamento de água no solo, impactos também serão observados nos indicadores químicos: valores de pH, matéria orgânica, fósforo e potássio disponível na solução do solo, e saturação de bases no solo. Estas propriedades podem sofrer interferências ligadas a estrutura física do solo e aos níveis de água. O desenvolvimento radicular tem relação direta com a quantidade de água e nutrientes do solo, visto que as raízes se desenvolvem com as principais finalidades de sustentação da planta, absorção de água e nutrientes, e conexão com os microrganismos do solo e formação da rizosfera.

Sendo assim, os indicadores biológicos são muito importantes para nos demonstrar o quanto a biologia do solo está ativa e funcional. Os chamados bioindicadores do solo englobam avaliações como respiração basal, carbono da biomassa microbiana, atividade enzimática dos microrganismos, índices como o quociente metabólico, diversidade de Shannon e até, informações relacionadas a abundância e a distribuição das populações microbianas do solo. Também são avaliados alguns bioindicadores relacionados a macrorganismos (por exemplo, minhocas).

Os bioindicadores microbianos são extremamente sensíveis ao manejo do sistema solo, sendo portanto, utilizados para verificação da qualidade do solo, e indicativos de saúde do mesmo. A relação dos indicadores biológicos é direta com os demais indicadores, físico e químico. Visto que em um ambiente que o desenvolvimento radicular e consequente, desenvolvimento da planta é favorecido, nota-se consistência nos indicadores avaliados, resultando em eficiente entrega de produtividade dos cultivos.

A construção do sistema solo integrando os componentes físico, químico e biológico, resulta em equilíbrio do ambiente de produção, disponibilização de água e nutrientes, desenvolvimento radicular favorável e fornecimento de condições favoráveis para desenvolvimento vegetal, com consequente resposta produtiva.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, da linha no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto