Logo
Imprimir esta página

Planejar processo de sucessão é fundamental para continuidade do sucesso das empresas do agro

Empresários falam sobre desafios e oportunidades de assumir negócios familiares na 5ª edição do Conexão John Deere

Sucessão não é, necessariamente, herança. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, 90% das empresas brasileiras são familiares e 70% não resistem à segunda geração. Para falar sobre a importância do processo sucessório nas empresas e, especificamente, no agronegócio, Virginia Lyra, vice-presidente da Delta Sucroenergia e do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais; Walter Horita, proprietário do Grupo Horita; Thiago Salgado, fundador do FAMILIA S.A.; e Marcelo Lopes, diretor de Vendas da John Deere no Brasil, se reuniram em um bate-papo virtual na 5ª edição do Conexão John Deere

"Hoje, sete em cada 10 empresas não conseguem fazer o processo sucessório. Não existe receita pronta, cada família tem sua história e seu jeito de fazer as coisas, mas existem caminhos que encurtam a jornada. Posso citar três grandes pilares que toda empresa familiar deve olhar no momento de transição: governança, estratégia e gestão. Além disso, quanto mais cedo o movimento for iniciado, maiores são as chances de evitar riscos como conflitos, dilapidação do patrimônio e prejuízos à empresa", comentou Thiago Salgado, fundador do FAMILIA S.A.

O momento de sucessão é sempre uma etapa delicada e, para que seja bem sucedido, deve haver parceria entre as gerações. Além dos desafios de gestão, para os quais o sucessor deve estar capacitado, há também a questão sentimental, já que o centro de tudo é a família. "No início, tive aquele sentimento de ‘Será que serei melhor que o meu pai? Será que vou atingir as expectativas?’, e sentia que precisava mostrar que não era apenas a filha do dono, mas que entendia dos negócios. O que me ajuda é ter meu pai como a pessoa que mais me cobra. Ele sempre me tratou como apenas mais uma executiva. Mas o maior segredo é buscar aprender com quem sabe. Sempre acompanho meu pai de perto, porque sei que ele tem muito conhecimento para transmitir", relata Virginia Lyra, que faz parte da 3ª geração da Delta Sucroenergia.

Quando falamos de um dos principais setores da economia brasileira, que é o agronegócio, saber lidar com essa fase de transição é ainda mais importante. "As grandes empresas agrícolas são familiares. Um dos maiores desafios que enfrentamos é que o setor cresceu muito rapidamente e a questão de governança acabou ficando um pouco para trás. Os produtores precisam encarar a formalização da sucessão de forma mais profissional, sob o risco de não conseguirem passar o bastão e caírem na estatística dos 70% que não chegam à segunda geração", sinalizou Walter Horita, proprietário do Grupo Horita que já está inserindo os filhos no processo de continuidade dos negócios da família.

Para que ocorra o processo sucessório, entretanto, também é necessário que haja interesse dos herdeiros em assumir a empresa e, apesar da tendência histórica do êxodo de jovens do campo para a cidade, a agricultura 4.0 está transformando a liderança do agronegócio brasileiro. Com o aumento do uso de tecnologias, tanto em equipamentos quanto em serviços, o meio rural passou a ser um local interessante para o desenvolvimento profissional e tem incentivado as novas gerações.

"A evolução tecnológica da agricultura deixou o setor mais atrativo para os jovens. As questões de conectividade no campo e agricultura de precisão requerem habilidades que nem sempre encontramos na mesma geração e, desta forma, conseguimos trazer o jovem de volta para o campo. Essa nova geração agora busca grandes centros para se capacitar e volta preparada para o futuro. Antigamente estudavam para sair e hoje estudam para continuar", pontuou o diretor de Vendas da John Deere no Brasil, Marcelo Lopes.

É essencial saber que o processo de sucessão é uma jornada e quanto antes for iniciado poderá ser conduzido de forma mais tranquila. "Líderes inteligentes preparam a continuidade do seu negócio. É preciso entender que emoções fazem parte das empresas familiares, não tem como separar. Por isso, é importante ter alguém de fora que possa auxiliar durante esse processo. A presença de um conselheiro, um mentor, é um caminho muito importante. Combine as regras de forma clara, com equidade e transparência e não espere os problemas aparecerem para iniciar um diálogo. É um processo cansativo, mas não existe outro caminho para o sucesso que não seja esse", finalizou Thiago.

Sobre a John Deere

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes que estão revolucionando a agricultura e a construção - aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, abrigo e infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto