Logo
Imprimir esta página

Quais os principais mecanismos de defesa da planta?

Quais os principais mecanismos de defesa da planta?

A resistência de plantas consiste na capacidade de uma planta sofrer menos dano que outra sob condições similares, sendo a resistência dinâmica, coordenada e que envolve distintos mecanismos de ação. A resistência é pré-estabelecida na genética da variedade e/ou induzida.

As plantas se defendem por meio de mecanismos físicos e químicos, que acontecem de forma natural. Entretanto, é possível a aplicação de substâncias exógenas que ativam esse mecanismo de defesa. Por meio dele é possível evitar que aconteçam níveis de infecção com perdas produtivas e econômicas nas lavouras.

Em relação ao mecanismo físico, quando identificado um ataque de origem biótico a planta aumenta sua síntese de lignina e a quantidade de lignina nas cutículas, assim, o microrganismo ou a praga terá maior dificuldade para degradar e penetrar no tecido vegetal. Aminoácidos como a fenilalanina e a tirosina estão intimamente envolvidos nos mecanismo de defesa.

Quanto ao químico, o processo de sinalização acontece da mesma forma quando a planta identifica o ataque biológico. Com isso, ela ativa seu mecanismo de defesa, aumentando a síntese de proteínas fitopatogênicas, compostos fenólicos e fitoalexinas, tendo como resultado a inibição da germinação, elongação do tubo germinativo e redução do crescimento micelial.

E como melhorar o perfil da resistência da planta na prática?

Segundo Deyvid Bueno, gerente de desenvolvimento da Fertiláqua, pode ser melhorada por meio da aplicação de substâncias exógenas, contendo compostos que provocam a ativação do sistema de resistência como fosfito, ácido salicílico, aminoácidos e extratos de algas, os quais apresentam um efeito muito positivo para os vegetais. Quando tais compostos são aplicados sinergicamente em conjunto o perfil de resposta de defesa da planta é extremamente potencializado. “Dessa forma existe o estímulo à resistência sistêmica adquirida da planta que consiste em um dos mecanismos de resistência empregada, sendo uma das melhores alternativas agronomicamente falando para reduzir perdas produtivas decorrentes de ataques de organismos fitopatogênicos”, esclarece.

A aplicação destas substâncias melhora a capacidade da planta e dá ferramentas para ela atravessar fases críticas, sendo recomendado também ser complementada por nutrição balanceada e equilibrada em função do estágio de desenvolvimento. É importante ressaltar que os maiores benefícios são observados quando é realizado o manejo de forma preventiva, entretanto, o manejo curativo com essas soluções tecnológicas também traz resultados positivos.

Uma dessas soluções é o Defesa, da Aminoagro, que por meio de sua composição variada e complexa, a planta terá plena capacidade de acionar seu metabolismo secundário e combater o ser biológico antagônico, tendo como benefício menor dano ao tecido vegetal e maior capacidade da planta de produzir e acumular fotoassimilados.

Fazendas no Mato Grosso e em Goiás apresentaram um incremento de produtividade com o uso do Defesa de, em torno, de três a quatro sacas por hectare.

“A solução auxiliará na produtividade de forma positiva, evitando que a planta tenha perdas produtivas decorrentes de danos ocasionados pela praga. Pois, sabe-se que existem pragas e doenças que causam grandes perdas produtivas (entre 20 e 90%) em função do patógeno, da época, de condições ambientais, entre outros”, esclarece o gerente.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, da linha no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto