Logo
Imprimir esta página

Webinar da Yes debate relevância da saúde intestinal na produção animal

Circuito de webinars Yes 4.0 reúne profissionais do setor para levar informação aos produtores da América Latina

A saúde intestinal é um dos fatores mais importantes dentro da produção animal, já que é por meio do intestino que toda a absorção dos nutrientes ocorre. O tema foi abordado durante o primeiro seminário on-line realizado pela Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, na terça-feira, 29 de setembro, ao vivo em seu canal do YouTube.

O Circuito Virtual Yes 4.0, direcionado para o público latino-americano, contou com a participação do médico-veterinário e diretor Técnico da Yes, Carlos Ronchi, do consultor agroindustrial do setor de proteína animal, Fabrício Delgado, e mediação da médica-veterinária e gerente Técnica Comercial LATAM da Yes, Mariel Tavares.

Para Ronchi, manter a saúde intestinal passa pelo entendimento do Conceito ‘BACANO’ (sigla em espanhol), que engloba desde a fisionomia interna do animal até as características contidas nas fezes. “Podemos perceber como está a saúde da ave ao analisar os dejetos na cama, pois uma boa digestão não apresenta restos de alimentos nas fezes. Do mesmo modo que o ceco deve ter uma cor esverdeada, o escurecimento do ceco é resultado da proliferação de bactérias patogênicas, produção de gases e está totalmente comprometido em sua função principal, que é a absorção de água”, explicou.

O médico-veterinário salientou a importância das boas bactérias que têm a função de combater as patogênicas. As boas bactérias como os lactobacilos, as bifidobactérias, eubactérias e fusobactérias são ácidas e vivem no meio ácido do trato gastrointestinal, se alimentam e produzem ácidos. Já as bactérias patogênicas se proliferam na parte alcalina do trato gastrointestinal, principalmente o ceco.

O corpo tem 97% de boas bactérias, que combatem as bactérias patogênicas do ceco. Por isso, a proliferação das boas bactérias não pode ser interrompida no processo de produção. A diminuição das bactérias benéficas acarreta no desequilíbrio da microbiota, provocando um aumento de bactérias patogênicas, o que resulta em animais enfermos.

“Por isso, a importância dos prebióticos para a eficiência produtiva. Os B-glucanos, por exemplo, fazem um trabalho imunomodulador que diminui a mortalidade do plantel. O MOS auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal, aglutinando as bactérias patogênicas gram-negativas; o GOS melhora o ganho de peso estimulando as bifidobactérias na produção de ácido butírico e, o FOS melhora a conversão alimentar preservando o epitélio intestinal”, detalhou Ronchi.

A importância da sustentabilidade para o negócio

Para o consultor agroindustrial do setor de proteína animal, Fabrício Delgado, quem está ditando a demanda de mercado é o consumidor, que a cada dia se torna mais exigente em termos de qualidade, sanidade e bem-estar animal. Por isso, o setor se unificou e apresenta uma cadeia unida, seja na produção de alimentos, genética, criação e processamento primário.

O especialista alertou que a sustentabilidade deve estar presente em toda a produção. “Ela não acontece apenas no cenário econômico, mas também ambiental, nutricional e em todo o conjunto de fatores que envolvem a produção”. Para Delgado, existe sim a possibilidade de ter uma sustentabilidade completa, de oferecer um alimento de melhor qualidade, tendo menos perdas durante a cadeia de produção e também menos custos.

Para ter um negócio rentável, Delgado salientou alguns pontos, como: conhecer cada etapa da cadeia e focar na união do trabalho, ter conhecimento pleno dos animais e seus desafios, assim como encontrar alternativas que aumentem o custo e beneficio da produção. “Sempre focado nos aspectos técnicos, sociais, éticos e sustentáveis”, finalizou.

O conteúdo completo pode ser acessado em:

Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Conceição da Barra/ES, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP e outro em Cascavel/PR. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 35 países, estando presente na América Latina, Europa, África e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto