Logo
Imprimir esta página

Coopercitrus Campo Digital: Soluções da agricultura 4.0 na palma da mão

Pelo celular ou computador, produtor rural pode solicitar os serviços de tecnologia agrícola da Coopercitrus diretamente para sua propriedade, de forma simples e prática.

Usar mapeamento de áreas via satélite, fazer pulverização localizada com drone, ter análises de solo georreferenciada, mapear áreas com falhas ou infestações, acompanhar as operações remotamente, garantindo um manejo com mais precisão para otimizar custos e aumentar a rentabilidade. A transformação digital está cada vez mais presente na atividade agropecuária.

Acompanhando os avanços tecnológicos e seguindo firme no propósito de oferecer suporte para melhorar a produção de produtores rurais, a Coopercitrus desenvolveu o Coopercitrus Campo Digital, um aplicativo que reúne informações importantes para o dia a dia no campo e disponibiliza todo os serviços de tecnologias agrícolas da cooperativa.

O Coopercitrus Campo Digital é grátis e pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador. Com ele o produtor pode solicitar a tecnologia ideal para sua lavoura, como serviço de correção de solo, mapeamento de área georreferenciado por satélite ou Vant, soluções que melhoram o plantio, entre outras.

Um dos primeiros a testar a novidade foi o agricultor Klinger Brentini Branquinho. Engenheiro agrônomo, cafeicultor e pecuarista na região de Pedregulho, SP, ele conheceu o Coopercitrus Campo Digital através da equipe de Agricultura de Precisão da cooperativa e classifica sua primeira experiência como "rápida e satisfatória".

"O que mais gostei no aplicativo foi o acesso fácil aos serviços de tecnologia agrícola, além do cadastramento e da localização de propriedade fácil e rápida, tudo pelo celular. Eu solicitei um mapeamento georreferenciado para as áreas de café, para poder melhorar o alinhamento do plantio, a sulcação e o projeto de irrigação. A iniciativa da Coopercitrus foi interessante nesse momento em que a feira também foi digital, mostrando uma nova forma de nos relacionarmos. Antes era tudo presencial e hoje as tecnologias nos ajudam a mantermos o contato, mesmo com a rotina cada vez mais acelerada", opina o agricultor.

Simples de utilizar, o aplicativo oferece um menu de serviços ao produtor rural, que pode conhecer melhor sobre cada solução e solicitar a tecnologia ideal para sua propriedade. Basta especificar alguns detalhes como a localização da propriedade, a área e a cultura. Rapidamente, a equipe da Coopercitrus processa o pedido e agenda a operação. Toda a solicitação e os resultados também podem ser acompanhados através do aplicativo.

"O Coopercitrus Campo Digital foi mais uma maneira que encontramos de manter um diálogo direto e transparente com o produtor, que agora tem autonomia para solicitar os produtos e serviços de tecnologia e acompanhar o passo-a-passo de cada solicitação", conceitua o gerente de Agricultura de Precisão da cooperativa, Tiago Aleixo, que junto com a equipe do Departamento de Tecnologia Agrícola, elaboraram essa ferramenta com foco na simplicidade e na efetividade.

Pelo Campo Digital, o agricultor também tem acesso a informações, como cotações, bulas de defensivos, previsão do tempo e o portal da Coopercitrus. Essa é uma das maneiras que a cooperativa encontrou de garantir total acesso às tecnologias agrícolas, independente da cultura e do porte da propriedade. Com soluções integradas, uma equipe completa e alta tecnologia do começo ao fim do manejo, a Coopercitrus oferece, dia a dia, o que há de mais novo para ele continuar sendo o setor mais forte e mais importante do país.

Confira os serviços que estão disponíveis na plataforma:

Geofert - Serviço de amostragem de solo georreferenciada para identificar as características e a variabilidade de solo em cada região da propriedade para promover uma correção mais eficiente, melhorar a gestão de insumos e aumentar o potencial produtivo por área.

Spray Drone - Pulverização localizada por meio de drone, que aplica os defensivos no local exato das infestações de plantas daninhas, utilizando dados de mapeamento georreferenciado. Através dele, é possível diminuir o banco de sementes e a recorrência das infestações, com rapidez e o melhor custo-benefício.

GeoCoopercitrus Vant - Serviço focado na sistematização de plantio através de imagens geradas por Vant (veículo aéreo não tripulado). Através de um voo pela propriedade, o Vant capta imagens aéreas georreferenciadas, gerando mapas e ortomosaico de alta definição. Com a sistematização é possível levantar todo planialtimétrico da área, classe e declividades, fazendo uma simulação do fluxo de enxurrada. Com esses dados é possível combater a erosão e projetar um melhor sentido de plantio, reduzir as manobras de máquinas e, consequentemente, aumentar a área produtiva.

GeoCoopercitrus Satélite - Serviço de monitoramento via satélite, que permite ao produtor ter uma visão ampla, de cima, para acompanhar todos os detalhes de sua propriedade. Com algoritmos específicos, o GeoCoopercitrus Satélite reúne informações geoespaciais e gera mapas temáticos. Com isso, pode-se acompanhar a evolução da lavoura em cada safra, localizar infestações e doenças, para planejar as operações e tomar decisões mais assertivas.

Aplicação de corretivos - O serviço de correção de solo faz a aplicação de insumos a taxa variável ou fixa na propriedade, garantindo uma gestão inteligente dos insumos, que são distribuídos na dose certa, diretamente nas linhas, evitando desperdícios e maximizando o potencial produtivo das culturas.

Máquina de replantio - Após um mapeamento georreferenciado que identifica as falhas, a Máquina de Replantio escava, com precisão e agilidade, as valas para receber novas mudas, garantindo um plantio contínuo sem interferir na produtividade do restante do canavial, economizando mão-de-obra e dispensando os investimentos com equipamentos.

Agroflux - Faz a medição rápida e precisa do fluxo dos bicos de pulverização de forma prática e simples. O equipamento é portátil e se adapta a todos os modelos, levando apenas 5 segundos para fazer a leitura. Os dados das medições são enviados para o celular, gerando relatórios que contribuem com uma pulverização mais eficaz, com os produtos aplicados na dose certa, sem desperdícios e com o melhor custo-benefício.

Fert Control - Garante a correta distribuição dos insumos e pode ser acoplado a qualquer distribuidor de fertilizantes e recebe os comandos direto do celular, promovendo uma aplicação uniforme em toda a área, independente da topografia e da velocidade.

Precision Planting - Transforma uma plantadeira tradicional em uma solução para aperfeiçoar o plantio com precisão, depositando a semente com exatidão e no espaçamento ideal para cada planta se desenvolver com perfeição, sem perdas e com um melhor arranjo especial, resultando em mais produtividade.

O aplicativo está disponível para cooperados da Coopercitrus e pode ser baixado nos sitemas Android e IOS. Basta acessar a loja de aplicativos, digitar Coopercitrus Campo Digital, realizar a instalação, e criar um usuário e senha. Pelo computador, basta digitar www.campodigital.coopercitrus.com.br no navegador, criar um usuário e senha, e acessar todas as funções da plataforma.Sobre a Coopercitrus

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, fundada em 1976 em Bebedouro, SP, é hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência. São mais de 37 mil associados, com unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto