Logo
Imprimir esta página

Uso responsável de antimicrobianos – como se preparar para o futuro?

Em evento, Zoetis discutiu os sete princípios básicos do uso dessa classe de medicamentos

A Zoetis realizou ontem (12) um evento sobre o uso responsável dos antimicrobianos na produção de proteína animal. Para isso, convocou um time de especialistas que discutiu tendências globais, o papel da indústria e de profissionais nesse processo bem como os sete princípios básicos de utilização desses medicamentos.

“As tendências globais na pecuária giram em torno de três questões – saúde, sustentabilidade e sanidade. São pontos que envolvem bem-estar e saúde animal, uso da terra e da água, segurança alimentar e exigências do consumidor”, disse, na ocasião, Renata Fernandes, Gerente de Produto da Zoetis.

Em conformidade a esse movimento, a Zoetis tem como premissa de trabalho um ciclo completo de cuidados, que abrange predizer, prevenir, diagnosticar e tratar. “Seguimos e orientamos os produtores para que respeitem os princípios básicos da utilização de medicamentos, que são: contar com a ajuda de bons profissionais, prevenir, diagnosticar com precisão, diagnosticar corretamente, tratar adequadamente, acompanhar a evolução do tratamento e respeitar o período de carência”, pontuou Chester Batista, Gerente Técnico de Leite da Zoetis.

Chester lembrou que é imprescindível que haja um calendário sanitário ajustado na propriedade – “tanto para erradicar os problemas mais comuns como para evitá-los”, reforçou.

Na sequência, Elio Moro, Gerente Técnico da Zoetis, detalhou questões importantes a respeito dos pilares para o uso correto dos antibióticos. “Não podemos deixar de dizer que esses medicamentos são ferramentas importantes tanto para produção animal como para nós, humanos, mas o seu uso exige responsabilidade”, alertou.

O especialista listou ações e condutas que devem ser adotadas em qualquer propriedade: escolha do antibiótico correto, uso da dosagem correta para cada animal, verificação se o produto escolhido tem registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), manutenção de uma farmácia organizada na fazenda, funcionários bem treinados, acompanhamento clínico por profissionais especializados de animais doentes e respeito ao período de carência dos medicamentos, determinado em bula. “O período de retirada do medicamento antes do abate, tanto para carne quanto para leite, é para que o pecuarista entregue ao consumidor um produto livre de resíduos. Isso é muito importante também para que não tenhamos casos de resistência de bactérias em tratamentos”, explicou.

Ocilon Sá Filho, Gerente Técnico da Zoetis e mediador do evento, finalizou lembrando que os princípios discutidos servem para qualquer classe de medicamento: “São ações simples, que não requerem grandes investimentos; questão de atitude e de responsabilidade”.

O bate-papo ficará disponível na plataforma da Vetsmart até 18/8, para ser visto ou revisto.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto