Logo
Imprimir esta página

‘Agricultor precisa saber quando e qual produto usar e o apicultor manejar seus apiários corretamente’

Polinizaçao na cultura do nabo Polinizaçao na cultura do nabo

Apicultor presente nos três estados da região Sul trabalha em parceria com cerca de 300 produtores de frutas e grãos, para polinização, e nunca registrou perda de colmeias em decorrência de mau uso de defensivos agrícolas

Produtor qualificado de mel orgânico, o apicultor Célio Roberto Althaus Iurkevicv considera seu pasto apícola “um exemplo” para a cadeia produtiva. Com apiários instalados nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, ele mantém de 1,5 mil a 4 mil colmeias, entre o inverno e o verão. Um dos poucos na atividade a atuar nos três estados do Sul brasileiro, Iurkevicv também utiliza seus apiários na polinização de cultivos e dá emprego a entre 6 e 8 pessoas, incluindo seus filhos.

Conforme o apicultor, somente este ano 700 de suas colmeias já produziram cerca de 50 toneladas de mel orgânico, sendo quase 70% do total para o mercado externo. Iurkevicv, que atua na apicultura há 30 anos, figura entre os apicultores parceiros do Colmeia Viva, um movimento do setor de defensivos agrícolas que tem por objetivo promover o diálogo entre a agricultura e apicultura, para proteger abelhas e cultivos.

“Colmeia Viva é um projeto muito bom para levar informação a agricultores e apicultores. Precisa viajar ainda mais o Brasil, estender conhecimento, explicar a importância e a necessidade das abelhas nas lavouras, para fazer a polinização”, diz Iurkevicv. “Trabalho em parceria com aproximadamente trezentos produtores de frutas e grãos, fazendo polinização de cultivos. Nunca perdi colmeias por aplicação de defensivos agrícolas”, acrescenta ele.

“Meu pasto apícola é uma referência na área, pois sigo um calendário apícola anual. Todo mês faço manejo das colmeias corretamente, trabalho o ciclo da florada do mato com as abelhas. O problema da mortalidade de abelhas não é a aplicação de produtos, mas a falta de conhecimento do agricultor a respeito do uso correto de defensivos. Na florada não se deve aplicar inseticida. Do lado do apicultor, falta manejo correto de colmeias, trocar a rainha, tirar a cera e, principalmente, tratamento de varroas, ácaro que infesta colônias de abelhas, um problema mundial. É fundamental que as partes conheçam seu negócio.”

Célio Iurkevicv destaca ainda que este mês está com 400 de suas colmeias fazendo a polinização na cultura da ameixa. “Depois iremos para a maçã, aproximadamente duas mil caixas. Ainda no inverno polinizaremos a canola; tenho de oitocentas a mil caixas nesta cultura. A ausência de polinização pelas abelhas, nestas culturas, pode causar perda de 40% a 100% da produção.”

“Na sojicultura, cultura beneficiada pela polinização, estamos testando o trabalho com abelhas e observamos um aumento de 5% a 30% na produtividade. A polinização na hora da florada de qualquer cultura é o momento de garantir a produtividade da safra”, acrescenta Iurkevicv.

Segundo Iurkevicv, um exemplo comum de manejo inadequado de defensivos é a utilização de inseticida quando a cultura está em florada. “Não pode. A flor no pomar é o que garante a produtividade. A abelha sempre vai ajudar. Sendo cultura dependente, não-dependente ou beneficiada, a abelha entrega resultado.”

O apicultor relata ainda que soube, pelo noticiário, que no estado de São Paulo a laranja perdeu produtividade. “Sabe o que acontece? Apicultores do Paraná e do Sul como um todo migram para lá e têm grandes perdas com defensivos, não trocam suas rainhas, não tratam varroas e as colmeias ficam fracas. As caixas são instaladas muitas vezes sem o conhecimento do produtor de laranja, portanto não há o diálogo entre as partes prejudicando tanto o apicultor quanto o fruticultor.”

Coopercampos - Por seu elevado conhecimento técnico da atividade apícola, Célio Iurkevicv tornou-se uma referência em toda a região na qual atua. Ele adianta que formou uma parceria construtiva com a Coopercampos, cooperativa agrícola com 50 anos de história e cerca de 1,5 mil associados, sediada no município catarinense de Campos Novos. “Apresento meu trabalho nos Dias de Campo e mostro a importância das abelhas na polinização de cultivos”, conta.

Ao final da conversa, Célio Iurkevicz lembra da necessidade de o apicultor, com a ajuda do agricultor, alimentar às abelhas no período do inverno. “É preciso plantar e cobrir um pedaço da propriedade com nabo e canola, que são culturas de inverno e mantêm abelhas bem-alimentadas, dentro do mato. Na época certa, elas vêm polinizar.” Outro ponto importante, segundo ele, é que a abelha trabalha das 6h às 10h30 e no período da tarde, das 16h30 até escurecer. “Estes são os melhores horários de polinização, então é importante não aplicar produtos nas lavouras”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto