Logo
Imprimir esta página

GAtec completa 19 anos e consolida liderança em gestão agroindustrial

GAtec completa 19 anos e consolida liderança em gestão agroindustrial

Empresa especialista em soluções para toda a cadeia do agronegócio, projeta triplicar crescimento em 2020 com nova tecnologia

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o agronegócio vem segurando as pontas da economia brasileira. O setor foi o único no País que apresentou crescimento, no balanço do primeiro trimestre, avançando 3,3% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O segmento cresceu 10% na soma do primeiro semestre desde ano totalizaram US$ 61 bilhões. Este resultado é fruto do esforço, dedicação e principalmente investimento dos produtores e das agroindústrias que a cada dia se dedicam a tornar toda a cadeia produtiva mais eficiente e rentável.

Uma dessas empresas de forte destaque e atuação é a GAtec - agtech especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, que se dedica a levar soluções para todos os segmentos do setor. A marca que está comemorando 19 anos de atuação no mercado, vem acumulando sólido crescimento principalmente nos últimos anos onde consolidou o seu plano de expansão no setor.

Em 2019, por exemplo, a agtech cresceu cinco vezes mais o crescimento de 2018 e, para este ano, projeta mais do que triplicar esse resultado, mesmo diante de período de grandes desafios no País. “Esse crescimento é fruto de um trabalho iniciado lá atrás com o objetivo de levar as soluções mais completas e tecnológicas ao agronegócio. Com certeza 2020 será e já está sendo o melhor ano dos 19 anos da empresa”, destaca Leandro Sarto, diretor comercial da GAtec.

A GAtec surgiu em 2001 para ocupar um nicho de mercado que grandes ERPs, (sigla inglesa para Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, não atuam com a profundidade que o mercado necessita. Desde o início, a agtech se estruturou para estar presente em toda a cadeia do agronegócio e se manteve firme nesse propósito até hoje. “Por mais que alguns ERPs façam ações e estendam seus softwares para algum tipo de controle da agroindústria, a GAtec realmente se aprofunda nesse sentido e se diferencia”, diz o diretor.

Consolidação na liderança

A empresa que teve origem no setor sucroenergético, no qual até hoje desponta está presente em mais de 50% das usinas do Brasil e também do exterior, desde 2004 ampliou sua atuação e operações para o mercado de multiculturas, focando no complexo de grãos e algodão. A estratégia foi não depender apenas de um segmento do mercado.

Após a entrada em multiculturas, a empresa continuou expandindo suas soluções nos anos seguintes. Já em 2009 ampliou sua atuação para a pecuária. A ferramenta atende o pecuarista desde a gestão do rebanho (lote e/ou individualizado) até o controle do pasto ou confinamento, ajudando também no controle dos manejos, distribuição de ração, reprodução (estação de monta, inseminação artificial, IATF), relatórios de mapa de gado, relatório de abate, movimentações e ainda custos. “A GAtec tornou-se uma empresa com soluções para todo o agronegócio e a partir da nova atuação também em pecuária consolidamos de vez a liderança no mercado de ERP especialista, posto esse que a cada ano reafirmamos”, afirma Sarto.

Transformação digital

A partir de 2015, a empresa deu a grande virada de chave, no que diz respeito a sua transformação digital. Desde essa época intensificou seus investimentos para o desenvolvimento da sua nova plataforma SimpleFarm, que hoje tem sido implementada seus primeiros projetos, dentro e fora do Brasil, já nessa nova tecnologia. Mais que uma atualização de linguagem tecnológica, o SimpleFarm é o resultado de uma reengenharia de processos para operação em ambiente SaaS (Software como serviço), tornando-se um software de gestão 100% Web, podendo ser utilizado localmente (on premise) ou em nuvem (cloud). “Temos certeza que essa nova plataforma nos diferencia ainda mais dos nossos concorrentes”, ressalta o diretor.

Foi nesse mesmo ano que a GAtec ampliou seu atendimento em tradings, com a solução denominada “Commerce”, aumentando ainda mais a atuação no agronegócio. Este é um sistema completo e inovador na gestão de compra e venda de commodities agrícolas para mercado interno e exportações, e ajuda o produtor a controlar todos os processos envolvidos na comercialização, dando acesso a indicadores simples, intuitivos, rápidos e assertivos.

A solução está disponível para diversos segmentos dentro do agronegócio, começou a ser desenvolvida em 2007 para fazendas e de lá para cá foi sendo aperfeiçoada para se tornar uma solução completa. Agora, o Commerce está sendo evoluído dentro na nova plataforma SimpleFarm, sobre a qual começam a convergir todos os sistemas da GAtec. Além da total integração com os demais sistemas administrativos dos clientes, o potencial tecnológico do SimpleFarm fará com que o Commerce passe a ser uma plataforma de comercialização de commodities, o que aumentará drasticamente seu potencial.

Contempla também essa nova era digital da empresa, neste período, os primeiros projetos com a plataforma Mapfy GeoSystem, outra ferramenta importante no tripé de crescimento da empresa. A solução é uma aplicação web de gestão de mapas rurais e é uma tecnologia exclusiva da GAtec. Simples, intuitivo e objetivo, o sistema permite uma nova experiência em visualização e controle georreferenciado da lavoura. Com a ferramenta o produtor consegue analisar e visualizar de forma rápida e integrada em mapas através de consultas dinâmicas, para tomar decisões mais precisas, como também gerar atividades de análise de áreas. “O que se iniciou como um sistema de consultas georreferenciadas das informações geradas dentro da solução GAtec, hoje se tornou uma grande plataforma geosystem para o agronegócio, onde o produtor utiliza o Mapfy como um hub de informações georreferenciadas do campo” completa Sarto.

A GAtec nos últimos anos não fugiu de suas raízes e mantém os investimentos constante em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). “Nossa preocupação em evoluir dentro do mercado agro é constante, muitas novidades ainda estão por vir. O agronegócio é um mercado “commoditizado” e, dessa forma, precisamos apoiar o produtor, seja ele grande, médio ou pequeno, a otimizar seus processos, reduzir seus custos e aumentar suas eficiências, eles precisam de ferramentas inteligentes e práticas que realmente os apoiem no seu dia a dia”, diz o diretor.

O futuro já chegou

Hoje a GAtec e suas soluções estão presentes em mais de 250 clientes que juntos somam mais de 7 milhões de hectares controlados e mais de 10 mil usuários. Com a liderança consolidada no mercado, a agtech segue firme no seu projeto de crescimento. Recentemente a empresa mudou para uma nova sede. O espaço maior e mais moderno foi justamente pensado para a expansão da empresa, em termos de produtos e clientes.

Além disso, só em recursos humanos de dezembro de 2019 até agosto desde ano, a empresa ampliou em 70% sua equipe de colaboradores. Este número expressivo tem como objetivo as novas entregas de 2020/21. “Além da migração dos atuais sistemas da base GAtec para a plataforma SimpleFarm, vemos que nos próximos três anos, pelo menos 30% dos clientes atuais da concorrência devem migrar para a nossa plataforma também”, ressalta Paulo Lordello Novaes, CEO da empresa.

No mercado brasileiro, a GAtec tem buscado e intensificado o fortalecimento de parcerias estratégicas que tem dado muita capilaridade para a companhia. No mercado internacional, a empresa que está presente em 12 países, agora amplia o holofote para a América Latina e também para os Estados Unidos, principalmente agora com o fechamento de um novo projeto na Flórida, com a Florida Crystals Corporation.

O grupo é um dos maiores produtores americanos de cana-de-açúcar, onde inicialmente realizará o planejamento e gestão agrícola de seus canaviais. “Temos muito orgulho por ser a empresa selecionada como fornecedora de software para esse exigente mercado após rigorosos critérios de seleção. Isso vai dar muita visibilidade para a GAtec. São testes de qualidade para o SimpleFarm e o Mapfy que são produtos que fazem parte do projeto”, finaliza Novaes.

Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes uma plataforma completa de planejamento e gestão agroindustrial, consultoria técnica, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 35 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa atua em todo o território nacional e está presente em 12 países com mais de 250 clientes. Sua atuação contempla diversas culturas do agronegócio, entre elas, cana-de açúcar, grãos, algodão, café, citros, pecuária, hortifrúti entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto