Logo
Imprimir esta página

Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo

Painel online ocorre nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 17 horas. Nove eventos, nas áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, serão realizados pela ABII até dezembro para profissionais e empresas que estão implementando a indústria 4.0

Não faltam soluções e inovações tecnológicas para facilitar a vida no campo. Ferramentas que vão desde a gestão do negócio até monitoramento de informações que ajudam a reduzir riscos e aumentar a produtividade, com o uso de tecnologia de precisão, sensores, inteligência artificial e uma lista imensa de mecanismos. Mas se as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 estão sendo usadas e geram oportunidades no campo, ainda existem uma série de desafios a serem superados, como a cobertura de internet, por exemplo.

Para entender todos estes desafios, a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) está promovendo o painel "Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo" neste dia 19 de agosto, às 17 horas. Três especialistas foram convidados: Tavvs Alves, Diretor científico do Ceagre; Luiz Eduardo Bueno Borges, CEO da Simple Agro; e Eduardo Müller Saboia, General Manager na Agrofácil Treinamento e Consultoria. A mediação é de Claudio Goldbach, diretor da ABII e CEO da TERMICA Solutions. Eles vão discutir os obstáculos e propor soluções ao vivo em transmissão no canal do Youtube da ABII, que é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse.

"O agronegócio é uma grande fortaleza da indústria brasileira e está em expansão. Neste painel, vamos discutir como o Agro tem se tornado Tech e quais são os principais obstáculos e facilitadores, tanto tecnológicos quanto humanos. O Brasil pode ser um protagonista mundial na transformação digital do campo, por isso a importância de discutir dificuldades e oportunidades que o setor vem encontrando na sua jornada de transformação digital", resumem os convidados, sobre a relevância do tema.

A ABII está realizando uma série especial de eventos online chamada "Vencendo os desafios da indústria 4.0", destinada a profissionais e equipes envolvidas no processo de adoção e implementação das ferramentas habilitadoras da indústria 4.0 nas empresas. As temáticas dos nove painéis estarão ligadas as áreas de agronegócio, manufatura, saúde e cidades inteligentes, seguindo agenda estratégica do governo federal para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil.

O objetivo dos eventos é responder questões como: Quais são as dificuldades que as empresas estão enfrentando na implementação das tecnologias da indústria 4.0? Qual a receita de quem já conseguiu ter sucesso? Que soluções técnicas foram usadas para solucionar os problemas encontrados? Nos painéis, o público vai conferir especialistas, usuários e provedores do setor dando dicas preciosas. Serão apresentadas as melhores práticas da indústria nacional, cases de sucesso e ferramentas de gestão e tecnológicas. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para quem quiser consultar e pesquisar o conteúdo após a realização do painel.

"Se você faz parte de uma equipe que tem o desafio implementar a indústria 4.0, venha participar desta série de eventos e ver como outras empresas e outros profissionais estão conseguindo superar e vencer os desafios", convida o presidente ABII, José Rizzo Hahn Filho. "Na pós-pandemia, mais do que nunca, a indústria 4.0 será um fator de sobrevivência e competitividade para qualquer empresa", ressalta.

A série do ABII Live Talks realizada entre 10 de junho e 1º de julho teve quatro painéis e mostrou de que forma o mercado estava vendo o momento da pandemia e como diferentes setores da economia estavam reagindo e atuando com suporte da tecnologia; trouxe uma discussão sobre novos modelos de negócio; sobre tecnologias para geração de valor pós-pandemia; e também sobre as pessoas no mundo VUCA que estamos vivendo, com um cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Se naquela série de eventos o objetivo era discutir, com o público em geral, o papel da transformação digital na retomada, agora, a ideia é conversar diretamente com quem está envolvido no processo.

SERVIÇO
O quê: painel "Agro 4.0: obstáculos e oportunidades no campo".
Quando: 19 de agosto, às 17 horas.
Onde: ao vivo no YouTube da ABII (https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQ).
Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser receber o link de transmissão no seu e-mail no dia do evento, inscreva-se: https://tinyurl.com/y4uvtvmt

CONHEÇA OS PAINELISTAS

Tavvs Alves - Diretor Científico do Ceagre
Professor do Polo de Inovação do IF Goiano, Tavvs tem graduação e mestrado em agronomia pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Entomologia e Sensoriamento Remoto na University of Minnesota e doutorado em Estratégias para controle de pragas em área total na Texas A&M. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão com insetos-praga, inimigos naturais, resistência varietal e nematoides nas culturas do sorgo, soja, arroz, algodão, feijão, milho e tomate. Tem trabalhando com agricultura digital, drones, imagens de satélite e big data. Atualmente, colabora em projetos de inovação na agricultura com parceiros na agroindústria atuando no desenvolvimento e validação de sensores remotos para detecção de pragas, armadilhas que contam insetos automaticamente, plataformas digitais de coleta e gerenciamento de dados. Tem trabalhado em grupos interdisciplinares, com orientação de discentes a nível de pós-graduação, graduação e técnico.

Luiz Eduardo Bueno Borges - CEO da Simple Agro

Mestre em Administração pela Unialfa, pós-graduado em Governança de TI pelo Senac e graduado em Sistemas de Informação pela UEG, com ampla experiência na área de Tecnologia da Informação com foco no agronegócio; Automação Industrial; Desenvolvimento e gestão de novos modelos de negócio e Gerenciamento de Projetos e Processos. CEO da Simple Agro, gestor de Tecnologia e Inovação, Diretor de Produto da Agência de Inovação do IF Goiano.

Eduardo Müller Saboia - General Manager na Agrofácil Treinamento e Consultoria

Mestre em Administração Estratégica (PUC-PR), com MBA de Agronegócios (Esalq/USP), pósgraduado em Gestão Industrial (FAE-Business School) e em Business Management (ISVOR), Técnico e Engenheiro Industrial Mecânico (CEFET-PR). Profissional com mais de 20 anos de mercado. Trabalhou em empresas multinacionais como Denso do Brasil e Renault do Brasil, em áreas como Engenharia de Processos, Planejamento Estratégico e Produto e Gestão de Projetos. Tem grande experiência em Logística, como de Suprimentos, Interna e de Gerenciamento de Pátios de produtos acabados. Na última década, atuou também como gerente para a América Latina de Business Intelligence, Demand Planning e Administração de Vendas para a New Holland Agriculture, marca do grupo CNH Industrial. Atualmente, trabalha na CNH Industrial, como Head para a América Latina de Demand Planning, segmento agrícola, para as marcas New Holland Agriculture e CASE IH. Profissional da indústria, pesquisador, palestrante, professor do módulo de Pós-Graduação de Agro 4.0 da
Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Head da Agrofácil Treinamento e Consultoria, voltada para treinamentos e consultorias em agronegócio e gestão, focada em Agronegócio 4.0, Lean Farming e Engenharia Aplicada em Máquinas Agrícolas. Membro do International Lean Farming Discussion Group, formado por 49 profissionais de 17 países para aceleração das ações de Lean Farming.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto