Logo
Imprimir esta página

Condicionador de solo da Fertiláqua aumenta eficiência do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga

Condicionador de solo da Fertiláqua aumenta eficiência do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga

O uso do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga possibilitou a produção do fruto durante todo o ano na região do Vale do São Francisco. O PBZ atua como regulador do crescimento vegetativo da mangueira, com o objetivo de desenvolver um manejo da floração, tornando-a mais uniforme e em qualquer época do ano. No entanto, sua eficiência é instável, devido à pouca mobilidade no solo.

Com isso, novas tecnologias estão sendo inseridas para potencializar o efeito do PBZ. Substâncias orgânicas têm se mostrado promissora na melhora de absorção de íons e moléculas, como os ácidos fúlvicos.

Uma dissertação feita na Universidade Federal do Piauí – UFPI comprovou que a utilização do condicionador de solo da Fertiláqua, junto ao PBZ aumenta a eficiência de absorção do produto, conferindo maior eficiência das trocas gasosas e atividade de enzimas, mantendo os níveis de carboidratos, proteínas e aminoácidos, gerando uniformidade da floração e, consequentemente, proporcionando maior produtividade de manga da variedade Keitt.

Outro benefício dos condicionadores de solo é que ao final do período produtivo foi observado menor quantidade de resíduo de PBZ no solo, podendo causar menos riscos ao meio ambiente, como contaminação de fontes hídricas superficiais e subterrâneas e, portanto, o tratamento pode ser recomendado para manejo para cultura em condições semiáridas, como é o caso do Vale do São Francisco.

Para o consultor e especialista em manga há 30 anos, Eduardo Ferraz, a solução da empresa auxilia na manutenção da curva de absorção do PBZ. “O ácido fúlvico é um estímulo para o crescimento radicular, potencializa uma absorção mais rápida e proporciona a manutenção. Outro manejo que tem sido utilizado é o parcelamento da dose, otimizando ainda mais a absorção do produto e a resposta floral”, explica.

O condicionador de solo é desenvolvido a partir da parte mais nobre da matéria orgânica e atua na estrutura física, química e biológica do solo, estimula o aumento e o equilíbrio dos microrganismos e a liberação de nutrientes, promove a construção de perfil do solo e melhora a disponibilização da adubação. Seu uso aumenta em quantidade e em diversidade a microbiota, trazendo o equilíbrio e a revitalização do solo.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto