Logo
Imprimir esta página

Programa Adjuvantes da Pulverização investe em nova estufa, para ampliar pesquisas sobre desempenho de produtos

Programa Adjuvantes da Pulverização investe em nova estufa, para ampliar pesquisas sobre desempenho de produtos

Área ficará pronta em 60 dias, ao lado do laboratório de adjuvantes do Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico; unidade possibilitará intensificar certificações quanto à funcionalidade de insumos

Com objetivo de acelerar ensaios, análises técnicas e prover certificações atreladas à funcionalidade de adjuvantes agrícolas, o programa ‘Adjuvantes da Pulverização’ anuncia a construção de uma moderna casa de vegetação ao lado de seu laboratório na cidade paulista de Jundiaí. Iniciativa do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o programa é financiado com recursos privados.

Adjuvantes constituem produtos químicos adicionados à calda de defensivos agrícolas, no momento da aplicação destes. Tecnicamente, segundo especialistas, os adjuvantes interferem na eficácia da pulverização e também no resultado final do manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.

“Adjuvantes têm por função potencializar a pulverização e/ou a ação de defensivos agrícolas nas plantas em geral, agregando efeitos do tipo espalhante, umectante ou penetrante”, resume Hamilton Ramos, pesquisador científico do CEA/IAC e coordenador do programa Adjuvantes da Pulverização.

Conforme Ramos, a casa de vegetação em construção, chamada ainda de “estufa”, ficará pronta em 60 dias. A nova unidade de pesquisas, acrescenta ele, permitirá estender a amplitude de análises acerca da funcionalidade de adjuvantes agrícolas sobre cultivos como feijão, milho, soja e outros. “Teremos condições de reproduzir, na estufa, aos ambientes de produção de cultivos cujos ciclos reprodutivos, em nível de campo, ocorrem em diferentes épocas.”

Ainda de acordo com o pesquisador, a demanda por consultas ao laboratório do programa Adjuvantes da Pulverização aumentou representativamente nos últimos dois meses, sobretudo após uma grande cooperativa do setor passar a exigir laudos de funcionalidade, expedidos pelo CEA/IAC, para fabricantes e fornecedores de adjuvantes agrícolas.

Ramos destaca que adjuvantes agrícolas fabricados no Brasil não contam com registro no Ministério da Agricultura. “Não há controle regulatório, daí a necessidade de o próprio mercado buscar meios para assegurar a qualidade de produtos do gênero comercializados no País”, diz ele. “Associar um adjuvante de funcionalidade duvidosa a um defensivo agrícola de boa qualidade pode pôr a perder o investimento no controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, finaliza Hamilton Ramos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto