Logo
Imprimir esta página

Fazenda quadriplica lotação de animais por hectare com correto manejo de pastagem

Fazenda quadriplica lotação de animais por hectare com correto manejo de pastagem

Ganho médio diário dos animais na propriedade a pasto no período de seca foi superior a 800 gramas

Na pecuária moderna não se fala mais em ganho por animal e sim o quanto a fazenda produz por hectare. Este é o lema do médico veterinário, produtor e empresário, Guilherme da Silveira Bierhals, de Viamão/RS, que foge à regra “padrão” do que estamos acostumados, comprovando a diversificação de negócios que o agronegócio pode possibilitar. Isso porque, diferentemente de outros pecuaristas tradicionais, ele não é neto e nem filho de produtor, entretanto, hoje se destaca em seu negócio que desbravou sozinho com muito estudo e dedicação.

Na estratégia de Bierhals, a escolha mais rentável foi em não adquirir área própria e sim arrendar propriedades. Hoje, em três áreas alugadas, ele soma o total de 1.100 hectares de produção. Um dos segredos é o investimento em animais de boa genética e pastagens de qualidade para manter de forma extensiva o sustento da boiada. “Cheguei a ter uma parceria com um sócio que trabalhava com confinamento e semiconfinamento. O volume do gado era muito grande, nós vimos que não era vantajoso esse modelo de criação, o mais rentável seria investir em pastagem novamente”, explica.

Para aumentar seus ganhos por hectare e ampliar a capacidade de carga animal, o produtor foi ao mercado em busca de forrageiras de qualidade que fossem eficientes e adaptadas à sua região. A opção escolhida foi Panicum BRS Zuri Advanced. A variedade é muito indicada para a fase de recria e engorda, etapas onde a exigência é de utilizar um capim que seja mais produtivo, com alta produção de matéria seca e elevados níveis de proteína, permitindo assim um melhor desenvolvimento dos animais.

Além disso, ela tem maior resistência a fungos foliares. “Utilizamos essa variedade desde o começo e para nós deu e está dando certo até hoje, excelente para a nossa região. Alta produção e boa tolerância a chuvas intensas. Ano passado, por exemplo, tive pasto embaixo d'água e a pastagem não morreu”, afirma.

A variedade é oferecida pela Soesp – Sementes Oeste Paulista que tem a tecnologia exclusiva Advanced, ou seja, sementes de alta qualidade tratadas com inseticida e dois fungicidas, são blindadas pela tecnologia e ganham diversos benefícios que melhoram a produtividade no campo. Além disso, altamente puras proporcionando ao produtor maior uniformidade, plantabilidade, e maior resistência ao estresse hídrico.

Escolha certa

Os números das áreas de Bierhals comprovam que a estratégia foi assertiva. O produtor, que tem um giro médio anual de 2.400 animais, passou de 1 unidade animal por hectare para 4 unidades/ha na safra 2019/2020, mesmo em um ano marcado por forte estiagem. Outro número que chama atenção foi o ganho de peso dos bois. A média diária ficou em 860 gramas/animal. “Importante destacar que para atingir essa marca realizamos um manejo sanitário adequado, e complementamos a alimentação com sais, proteínas e energéticos, mesmo assim o desemprenho e qualidade das pastagens foram fundamentais”, destaca.

Com a estratégia correta e o aumento de animais por hectare, o pecuarista conseguiu reduzir seu custo de aluguel nas fazendas em cinco vezes. “Muitas pessoas falam que não seria vantajoso investir em pastagem em propriedades arrendadas, porém os números comprovam o contrário, quanto mais eu produzir na área melhor será meu ganho”, ressalta.

Hoje Guilherme também se dedica a orientar outros produtores na implementação, no preparo da terra e como plantar para assim como ele ter uma produção eficiente, sustentável e principalmente rentável. “Tudo que eu falo aos amigos produtores da região é por experiência própria. Tudo que eu errei, oriento as pessoas para não errarem”, finaliza o produtor.

Soesp – A Sementes Oeste Paulista atua há 34 anos no mercado de sementes de pastagem. Voltada à produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono. A empresa desenvolveu a tecnologia Soesp Advanced, uma semente diferenciada que traz diversos benefícios no plantio e estabelecimento do pasto, além de se adequar perfeitamente ao sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto