Logo
Imprimir esta página

A importância da proteção de lipídios na dieta de bovinos em confinamento

Nutri Gordura® é uma boa opção para auxiliar no fornecimento de energia e redução do risco de ocorrências de acidose em animais confinados

Durante o período de confinamento, a alta inclusão de grãos e/ou o processamento dos mesmos predispõem os animais a certos distúrbios metabólicos que podem comprometer a saúde e o desempenho do rebanho confinado. Entre esses distúrbios podemos destacar a acidose ruminal. Animais alimentados com grandes quantias de grãos apresentam um ambiente ruminal ácido (pH 5.8) que, por sua vez, pode afetar a utilização da dieta como um todo. Uma alternativa para reduzir esses riscos é a inclusão de lipídios na dieta, já que os mesmos apresentam um maior teor de energia comparado ao milho. Entretanto, o fornecimento excessivo de lipídios não protegidos dentro do rúmen pode causar problemas ao animal. "No rúmen, o fornecimento de gordura não protegida em certos níveis na dieta pode resultar em menor aproveitamento dos nutrientes, morte bacteriana, menor consumo de ração e, consequentemente, menor desempenho. Nesse cenário, a utilização de Nutri Gordura®, a gordura protegida da Nutricorp, se torna extremamente benéfica para o sistema produtivo, já que diminui significativamente o efeito negativo da gordura dentro do rúmen e, garante ainda que os ácidos graxos sejam entregues e absorvidos no intestino dos ruminantes", orienta Bruno Cappellozza - Gerente P&D da Nutricorp.

Os problemas ruminais normalmente estão associados aos problemas com a estratégia nutricional adotada para o momento e, por esse motivo, é importante estar atento à qualidade, quantidade e ao que se oferece na dieta, pois isso pode representar gastos financeiros a mais com o excesso de nutrientes que não serão aproveitados em sua totalidade e até mesmo doenças que podem acometer os animais.

A acidose é uma das grandes vilãs e que pode afetar o rebanho com maior ou menor intensidade, dependendo de como ela for classificada. "Ela pode ser classificada como clínica ou subclínica. Nos sistemas produtivos, a acidose subclínica acaba sendo aquela de maior impacto, uma vez que o produtor não consegue identificá-la prontamente e, suas perdas produtivas e financeiras acabam sendo significativas. A acidose clínica é aquela que o produtor consegue identificar e tomar ações para remediar o problema", explica Bruno. Quando a acidose acontece, o animal pode chegar a parar de consumir a quantia determinada de matéria seca para alcançar os ganhos definidos para o confinamento, mas, além disso, a saúde e, consequentemente os aspectos produtivos (ganho de peso vivo, o ganho de peso diário, a eficiência alimentar, a produção de @ e a conversão biológica) acabam sendo prejudicados, levando a menor rentabilidade da operação ao produtor.

Para que a saúde do bovino de corte não seja prejudicada durante o confinamento, e isso não implique no bolso do pecuarista, é muito importante manter uma dieta balanceada em nutrientes e manter a observação dos animais. "Ter profissionais bem preparados é crucial, além de um manejo nutricional eficiente. Afinal o índice que pode trazer alguma pista de um quadro de acidose é o consumo da matéria seca e a observação do rebanho confinado", orienta Bruno.

Um aditivo importante nesse planejamento nutricional é a inclusão de nutrientes que forneçam energia e reduzam o risco de distúrbios ruminais. Nesse sentido, a gordura protegida é um ponto a favor do pecuarista. "O Nutri Gordura® pode ser adicionado nas dietas de bovinos confinados em substituição ao milho, por exemplo. Como a quantia de milho na dieta acaba sendo o principal fator que leva a ocorrência de acidose ruminal, podemos concluir que a inclusão de Nutri Gordura reduz o risco de acidose em bovinos confinados, além de fornecer mais energia do que o milho, demonstrando uma garantia de flexibilidade ao nutricionista na hora da formulação da dieta", comenta Bruno.

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto