Logo
Imprimir esta página

Iniciativa ‘Abelhas em Campo’ estuda práticas amigáveis de incentivo à coexistência entre agricultura e apicultura

Iniciativa do Movimento Colmeia Viva, em parceria com a consultoria Agroefetiva e a HP Agroconsultoria, terá resultados fechados em dezembro

Em parceria com as consultorias Agroefetiva e HP Agroconsultoria, o Movimento Colmeia Viva conclui até o final deste ano o resultado de seu estudo “Abelhas em Campo”. Conforme o movimento, trata-se de uma pesquisa de caráter técnico com objetivo de conhecer boas práticas e fortalecer a complementaridade entre agricultura a apicultura.

“Concluído o trabalho, teremos um documento importante para ser difundido nacionalmente, com ênfase nos procedimentos práticos utilizados a campo visando a proteção de cultivos e a convivência harmoniosa destes com as abelhas”, resume Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma do Colmeia Viva.

Analista de uso correto e seguro de defensivos agrícolas, ela destaca ainda que o estudo, integralmente realizado em nível de campo, foca também no serviço de polinização realizado pelas abelhas, principalmente as da espécie Apis mellifera.

De acordo com Rhaissa, fazem parte do levantamento avaliações de qualidade de colônias e apiários, saúde de colônias, técnicas para fortalecimento das colônias, seleção genética de abelhas e estudos sobre abelhas-rainhas, por exemplo, além de localização de apiários, práticas de proteção das abelhas, pasto apícola e a relação entre as diferentes culturas agrícolas e a apicultura, do melão à soja.

“Estudamos ainda boas práticas utilizadas por agricultores, relacionadas à aplicação de defensivos agrícolas, considerando diferentes níveis de dependência de polinização das culturas e o consequente grau de envolvimento do agricultor com o tema”, complementa Rhaissa.

“Elementos do estudo demonstram que com devidos cuidados de parte a parte, tanto agricultor como apicultor se beneficiam da coexistência harmônica entre lavouras e abelhas”, ressalta Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro de defensivos agrícolas do Colmeia Viva.

Ele acrescenta que o levantamento representa mais um investimento relevante da indústria, que atua continuamente para promover uma relação ‘ganha-ganha’ entre agricultores e apicultores.

“Algumas culturas agrícolas oferecem recursos para abelhas e atraem apicultores em busca de negócios. Contudo, em várias situações, não existe acordo formal entre proprietário de lavouras e apicultor, o que traz incidentes com abelhas nas aplicações de defensivos agrícolas”, exemplifica Espanholeto. “O diálogo entre agricultores e apicultores é a chave para a proteção de cultivos e das abelhas”, conclui.

Colmeia Viva APP - Em seu sexto ano de atividades, o Colmeia Viva registra redução nos relatos de mortalidade de abelhas recebidos pelos canais de atendimento, como o serviço de Assistência Técnica do Movimento (088 771 8000). A iniciativa da indústria de defensivos agrícolas disponibiliza ainda várias ferramentas de suporte ao diálogo e das boas práticas realizadas no campo, como o Colmeia Viva APP.

“Pelo aplicativo, o agricultor avisa quando irá aplicar defensivos agrícolas e o apicultor toma medidas necessárias para proteger suas colmeias”, salienta Rhaissa Michievicy. O site do movimento disponibiliza ainda outros materiais de suporte, como Manual de Boas Práticas e treinamentos customizados para agricultores e apicultores, que podem ocorrer no ambiente digital ou, se necessário, presencialmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto