Logo
Imprimir esta página

Impactos na microbiota do solo podem causar prejuízo ao produtor

Os microrganismos são uma parte fundamental do ecossistema que permite com que as plantas cresçam de forma saudável e, no caso da agricultura, sejam mais produtivas trazendo mais rentabilidade para o produtor. O excesso de cloro, pode trazer diversos danos à microbiota do solo, fazendo com que ele se torne menos fértil e produtivo.

Embora os fertilizantes sejam necessários para repor os nutrientes do solo, alguns deles, como o Cloreto de Potássio (KCl) contém altas doses de cloro, que é composto por 47% desse elemento, sob a forma do ânion (íon carregado negativamente) Cl-.

Para se ter uma ideia da alta concentração de cloro no Cloreto de Potássio, aplicar 100kg dele em uma área é equivalente a despejar 800 litros de água sanitária no solo, segundo escreve a pesquisadora Heide Hermary, no artigo Effects of some synthetic fertilizers on the soil ecosystem.

Isso tem um potencial muito danoso. O pesquisador David Gabriel Campos Pereira e outros cientistas da Universidade Estadual de Montes Claros escrevem, no artigo Potassium chloride: impacts on soil microbial activity and nitrogen mineralization:

“O cloreto de potássio (KCl) é a fonte de potássio mais utilizada mundialmente e, devido ao uso contínuo desse fertilizante, pode ocorrer acúmulo de sais no solo e nas plantas. O excesso de íons desencadeia uma série de distúrbios fisiológicos, tornando-se um potencial biocida no solo.”

Entre esses distúrbios provocados pelo excesso dos íons de Cloro no solo está o aumento da salinidade. Isso acontece quando há um acúmulo de cristais salinos no solo e tem um impacto direto nos microrganismos que compõem a microbiota do solo.

No artigo Influence of salinity and water content on soil microorganisms, a pesquisadora Petra Marshner e outros cientistas citam que altas taxas de salinidade afetam os microrganismos por dois meios principais: efeitos osmóticos e efeitos específicos de certos íons.

A osmose é um processo pelo qual a água se desloca de um meio para outro através de uma membrana. Quando há uma alta taxa de salinidade no solo, há uma perda da concentração da água nele.

Ocorre então um processo chamado plasmólise, que é a perda da água contida nos microrganismos e também nas próprias plantas, para o solo em virtude da alta salinidade. Também, como há menos água disponível no solo, os microrganismos não têm de onde retirar água para sobreviver e se desenvolver.

Além disso, os íons de cloro são altamente tóxicos, afetando os microrganismos quando presentes em excesso no solo.

Essa toxicidade do cloro afeta não somente a microbiota do solo, mas também as plantas, como demonstrado no estudo The potassium paradox: Implications for soil fertility, crop production and human health, do Dr. Timothy Elsworth, e em pesquisas que mostram que isso afeta a qualidade dos alimentos.

O pesquisador e biólogo especialista em plantas e microbiologia, Dr. Alexander Jousset, no artigo Fighting Microbes with Microbes, publicado na revista The Scientist, ao falar dos microrganismos e sua importância para a saúde do solo e das plantas que nele crescem, faz uma analogia com o corpo humano:

“Uma comunidade diversa é especialmente importante para manter os patógenos afastados - isto é verdade tanto no organismo humano quanto no solo”.

É importante que a microbiota do solo seja preservada para que as plantações sejam mais produtivas, saudáveis e sustentáveis. Assim, é importante também que o uso de insumos que prejudiquem os microrganismos, como o cloreto de potássio seja evitado.

Sobre o Cristiano: Cristiano Veloso é fundador e CEO da Verde Agritech Plc (“Verde”), mineradora inglesa listada na Bolsa de Valores de Toronto. Tem ampla experiência e conhecimento nos setores agrícola e mineral. Cristiano é especialista em Sustainable Business Strategy pela Harvard Business School, mestre em Direito pela University of East Anglia e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. A frente da Verde, Cristiano lidera uma empresa inovadora cujo propósito é melhorar a saúde das pessoas e do Planeta.

Fonte: Blog da Verde


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto