Logo
Imprimir esta página

Manual mostra que boas práticas e comunicação efetiva asseguram relação produtiva entre agricultores e apicultores

Manual mostra que boas práticas e comunicação efetiva asseguram relação produtiva entre agricultores e apicultores

Publicação da indústria de defensivos agrícolas reúne recomendações para fortalecer a coexistência entre as lavouras e as colmeias brasileiras

A proteção racional dos cultivos, o serviço de polinização realizado pelas abelhas, a proteção de abelhas e do meio ambiente e o respeito à apicultura resumem a íntegra do Manual de Boas Práticas do Movimento Colmeia Viva. A publicação está aberta para download, gratuito, no site do movimento. Colmeia Viva é uma iniciativa do setor de defensivos agrícolas, com objetivo de incentivar o diálogo entre agricultores e apicultores e construir uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura.

“Essa sinergia é a chave para garantir a produção sustentável de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente”, resume Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva. Segundo ele, o Manual de Boas Práticas contém medidas efetivas “capazes de transformar o modelo de gestão de propriedades agrícolas e apícolas”.

Com mais de 80 páginas ilustradas, o manual trata de técnicas amigáveis às abelhas, como o incentivo à visitação dos insetos polinizadores às culturas. Localização segura para apiários e medidas de proteção a estes, além de técnicas de manejo apícola e fontes de nutrição para abelhas, constituem igualmente tópicos relevantes.

“O manual resulta de um trabalho colaborativo. Envolveu acadêmicos, produtores rurais, apicultores, órgãos reguladores e outros especialistas. O conteúdo fomenta a coexistência e a relação ganha-ganha entre as atividades agrícola e apícola”, reforça Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva.

Comunicação pró-abelhas – De acordo com os porta-vozes do movimento, o manual foca ainda na comunicação, orientando medidas de incentivo à interação entre produtores e apicultores nas épocas de aplicação de defensivos agrícolas. “O produtor avisa ao apicultor quando aplicará produtos, e o apicultor toma medidas preventivas necessárias às suas colmeias”, descreve Rhaissa.

Espanholeto destaca que com intuito de aprimorar essa comunicação, foi criado o Colmeia Viva APP, um aplicativo gratuito disponível nas lojas virtuais. No ambiente digital, explica Espanholeto, o agricultor mapeia, por geolocalização, colmeias instaladas num raio de até 6 km, ao passo que o apicultor cadastra seus apiários na ferramenta. Um novo site do movimento, com o mesmo objetivo, também acaba de entrar no ar.

A importância da formalização de pastos apícolas, culturas dependentes, não-dependentes e beneficiadas pela polinização, aviação agrícola, bem como a relação das principais espécies de abelhas existentes no Brasil, constituem outros tópicos atrativos ao leitor do Manual de Boas Práticas Colmeia Viva.

“O manual reproduz ainda mais de setenta dicas para manejo agrícola e apícola. Tais medidas asseguram a proteção de cultivos e a preservação das abelhas”, conclui Rhaissa Michievicy.

Agricultores e apicultores que desejarem mais informações após consultar o Manual de Boas Práticas, também têm a disposição o serviço de Assistência Técnica Colmeia Viva, que funciona gratuitamente no telefone 0800 771 8000.

Acesse o Manual de Boas Práticas Colmeia Viva pelo link: https://www.colmeiaviva.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Manual_Boas_Praticas-WEB.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto