Logo
Imprimir esta página

Empreendedor do agro e Nuffieldiano publica resultados internacionais sobre como produtores podem participar na revolução digital

Após visitar os cinco continentes como participante do Nuffield Farming Program, em 2017, vivenciando diferentes práticas agrícolas e conhecendo empresas de tecnologias para o campo, o agrônomo e presidente da Nuffield Brasil, Murilo Bettarello, produziu o relatório “Agriculture and Innovation: What farmers can do to be part of the digital revolution” (Agricultura e Inovação: O que os agricultores podem fazer para fazer parte da revolução digital), sobre os caminhos da agricultura digital.

O relatório aponta as tendências da agricultura 4.0 nos próximos anos e também aborda startups que estão construindo soluções inovadoras para a agricultura do futuro. Importante destacar que 10 dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 estão diretamente ligados à agricultura. “Esse material dá uma ideia de como a revolução digital ajudará a resolver os desafios da produção de alimentos no mundo. Entre 5 e 15 anos, terão drones controlados por aplicativos à prova de secas e doenças nas fazendas e robôs colhendo árvores. Alguns exemplos destes já existem. O desafio é fazer com que toda essa tecnologia seja disponível para os agricultores e ensiná-los a usar essas ferramentas inovadoras para ajudá-los a cultivar mais alimentos, com melhor produtividade e mais sustentabilidade para alimentar o mundo em crescimento”, ressalta Murilo Bettarello.

“Durante minha participação no programa da Nuffield, conversei com produtores, investidores, empresas e órgãos governamentais de vários países. A agricultura digital significa utilizar as tecnologias disponíveis, inclusive aquelas às quais já temos acesso, como os smartphones, para compartilhar informações e assim ganhar eficiência, mostrando o futuro da produção”, explica o agrônomo, que também é sócio da ViaVerde consultoria em agricultura tropical.

Segundo Murilo Bettarello, é claro o avanço das tecnologias no meio agrícola, porém a maioria é direcionada para as grandes corporações. O desafios dos empreendedores de tecnologias, as startups, é criar modelos que sejam aplicáveis para pequenos e médios produtores, pois eles são essenciais para o sucesso da atividade. “80% dos produtores sofrem com a falta de informação. É um segmento pouco explorado e que precisa da ajuda urgente. É preciso que investidores tenham um olhar personalizado para as necessidades desse nicho”, ressalta o agrônomo.

O principal destaque no relatório do presidente da Nuffield Brasil é exatamente a relação entre os produtores e os empreendedores, valorizando o trabalho de parceria entre os dois lados, para gerar benefícios para ambos. “A revolução digital está chegando à agricultura e mudará o setor assim como Amazon, Google e Apple mudaram a maneira de fazer compras, ferramentas digitais e de pesquisa”, diz Bettarello.

Ele faz a sua parte e utiliza sua experiência no agro e vivência no programa da Nuffield para contribuir com a agricultura brasileira de diversas maneiras. Uma delas é o aplicativo IZagro, com informações para o produtor rural enviar dúvidas do manejo, pragas, doenças de forma simples e fácil, além de orçar produtos, ver ofertas e informações de diferentes áreas ligadas aos cultivos. A plataforma já conta com mais de 51 mil usuários.

“É fundamental investir nos novos líderes do agronegócio brasileiro, pois o nosso país é uma potência agrícola e entidades como a Nufflield nos ajudam a manter essa posição e a aprender com o que está sendo feito no mundo. Vejo a minha própria liderança evoluindo também, através de oportunidades como presidente da NBR neste tempo, um trabalho voluntária que agrega muito valor na minha pessoal, profissional e comunitária. Isso é bom para todos, especialmente para os patrocinadores do programa, que além de auxiliarem na qualificação na pratica dos líderes emergentes têm acesso a todo conhecimento, contatos e energia deles sobre as inovações e negócios vanguardas ligadas ao campo”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto