Logo
Imprimir esta página

Estudo sobre cultura do tomate obtém difusão internacional

Artigo resultante da pesquisa interinstitucional é publicado em revista com indicador máximo de excelência

A produção de pesquisa desenvolvida na Unoeste tem sido cada vez mais intensa com a conquista em publicações nos periódicos científicos de alto indicativo de qualidade. No segmento da agronomia foram 18 artigos publicados nos últimos 17 meses, além de vários outros em submissão. A mais recente está na Scientia Horticulturale, de qualis A-1: o indicar máximo de excelência, revista que figura entre as principais do mundo científico na área de horticultura.

O artigo “Efeito do ambiente de aclimatação, métodos de enxerto e porta-enxerto RUTTC-66 no desenvolvimento de mudas e produção de tomates” resulta de pesquisa desenvolvida em caráter interinstitucional e com parceria internacional, envolvendo professores pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação da Unoeste, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

O estudo em questão foi feito com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de técnica de enxertia na América do Sul, mas principalmente no Brasil. É o que conta o engenheiro agrônomo e professor pesquisador de origem gaúcha Dr. André Ricardo Zeist, que nessa empreitada contou com dois colegas: o Dr. Juliano Tadeu Vilela de Resende, de Londrina e referência nacional em melhoramento de hortaliças; e o Dr. André Luiz Biscaia Ribeiro da Silva, brasileiro radicado na Geórgia.

Na condição de alunos da Unoeste, os envolvidos são Amanda Carvalho Perrd, do mestrado; José Henrique Verhalem Arantes, da graduação; e Guilherme Andreucci Bueno, que fez o estágio da graduação em agronomia na Universidade da Geórgia. Os estudantes pela UEL são Daniel Suek Zanin, que faz pós-doutorado, e Danilo Pezzato de Lima, da graduação. Os da Unoeste fazem parte do Centro de Estudos em Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista (Ceofop), liderado por Zeist.

Filho de agricultores familiares de produção comercial de hortaliças no Rio Grande do Sul, Zeist atua na linha de pesquisa de melhoramento genético desde a sua graduação e a pesquisa que resultou na publicação na revista Scientia Horticulturale tem, pela natureza do estudo, o direcionamento social por conta de que o porta-enxerto de método rústico pode ser uma alternativa aos produtores de tomates em geral, mesmo os aparelhados com pouca tecnificação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto