Logo
Imprimir esta página

Produtores aprovam variedades de pepinos que atendem necessidades de todas as regiões do Brasil

Portfólio da linha Superseed traz sementes híbridas das variedades aodai, japonês e caipira

O calendário de produção do pepino no Brasil varia conforme a região, por conta do clima predominante e, apesar de ser bem adaptável em diversas estações, a produção mais expressiva é no verão, uma vez que o frio limita o desenvolvimento e reduz o tempo de colheita.

Diante dessa realidade, a linha Superseed desenvolveu um portfólio de pepinos híbridos diversificado, procurando cada vez mais incorporar e melhorar os pacotes de resistências de acordo com o que cada região necessita. Para isso é preciso conhecimento do mercado nacional, o acompanhamento das mudanças e tendências e o posicionamento correto de novos produtos em janelas, para que atinjam alta performance em campo.

Hoje a Superseed, possui três híbridos de pepino: Tikara, Zebu e Vectra, variedades que têm conquistado bons resultados entre os produtores.

Dentre os exemplos está o produtor Márcio Ferreira Pereira, que planta pepinos há 22 anos em Campo Leal, distrito de Sumidouro (RJ). Em média, ele planta meio hectare por vez, ou sete mil plantas, três vezes ao ano e toda a produção da lavoura é direcionada para os dois mercados que existem na cidade, além de seguirem para Conquista e Irajá, no Rio.

“Estou muito satisfeito com o pepino Tikara. Há seis anos trablaho com o material e minha lavoura é toda dele. A beleza do produto é muito importante para a cultura de japonês e isso ele tem muito, além da produtividade, que esse ano foi especialmente alta. Ele tem tudo o que eu procuro em um pepino japonês e nessa região, na minha opinião, ele não tem concorrência, é o melhor!”

O especialista em cucurbitáceas da Agristar do Brasil, Rafael Zamboni, explica que o Tikara é um pepino japonês, partenocárpico, com uma planta vigorosa e boa adaptabilidade, principalmente nas regiões em que se planta em campo aberto. “Apresenta internódios curtos, pouca flor macho, na maioria cada internódio apresenta um fruto, que se destaca pelo padrão de mercado, excelente brilho e pós-colheita”.

Zebu

Em Goianápolis (GO) o produtor Rodrigo Cardoso já plantou seis mil pés do pepino Zebu esse ano. “A planta se destaca bastante pelo seu vigor, pegamento de fruto bem diferenciado e menos abortamento. Além disso, o fruto é muito bem aceito na Ceasa de Anápolis, o povo elogiou demais o padrão e a beleza”, explica.

Outro produtor que apostou na variedade é Francisco Aldeisio Ferreira Souza, que está em sua primeira lavoura de pepino Zebu, na cidade de Guaraciaba do Norte, região da Serra da Ibiapaba, no Ceará. “Já plantei muitas variedades de pepino, mas nunca tinha encontrado uma com qualidade e produtividade incríveis como do pepino Zebu. São 17 mil plantas em que observei frutos grandes e uniformes, com muita resistência às chuvas e doenças e sem amarelar as bordas. Também está tendo uma ótima aceitação na Ceasa, por isso estou muito satisfeito com esse material e irei plantar em mais áreas”, explica Francisco.

O Zebu é do segmento American Slicer, mais conhecido no Brasil como aodai, pepino comum e até pepino preto. “Ele tem um pegamento de fruto muito acentuado, com um excelente pacote de resistências, coloração de um verde bem escuro, frutos com ótimo padrão e pós-colheita”, detalha o especialista.

Vectra

Na região produtora de Paranapuã, no Noroeste Paulista, está a roça de Laércio Chiaradia, já no quarto ano de produção com a semente Vectra. Ele conta que os pontos fortes do pepino Vectra são a resistência às principais doenças da cultura, a sanidade de planta, além da padronização e a coloração escura, “muito atraente”, segundo ele.

O Vectra é um pepino do tipo caipira escuro e se destaca pelo alto pegamento de frutos e padrão de coloração. Segundo Zamboni, vem se destacando nas principais regiões produtoras. “Para a comercialização dos frutos é importante que sejam de coloração verde bem escuro e uniforme, característica apresentada pelo Vectra. Além de ter um ótimo pacote de resistências às principais doenças que atacam a cultura”, comenta o especialista.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto