Logo
Imprimir esta página

Pesquisador da Embrapa assumirá a presidência da CTNBio

Paulo Augusto Vianna Barroso, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi designado presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para o cumprimento do primeiro mandato, a partir de 19 de abril de 2020. A Portaria 1.382 com a informação foi assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, no dia 1º de abril. Como presidente substituto, a CTNBio terá o professor associado do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo, Flávio Finardi Filho.

Barroso possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) também pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Genética, Biotecnologia, Melhoramento e Monitoramento Territorial.

A CTNBio é órgão máximo em biossegurança de organismos geneticamente modificados no País. Para Paulo, exercer a presidência da Comissão significa fazer a gestão da segurança de projetos e produtos de uma das mais importantes áreas de pesquisa e desenvolvimento do mundo.

Plano de trabalho

Para os próximos dois anos, ele planeja manter o foco na biossegurança e continuar o trabalho realizado em gestões anteriores no aumento da eficiência das análises nos processos tramitados na comissão.

Em seu mandato, o órgão também buscará ampliar a participação de instituições públicas, empresas e startups brasileiras no processo de produção de inovação com uso de organismos transgênicos. Paulo acredita que o ambiente de inovação brasileiro pode produzir mais nessa área. “Embora as questões de biossegurança não sejam os maiores empecilhos, a CTNBio buscará, dentro do seu escopo, promover que um maior número de instituições possa desenvolver pesquisas que gerem produtos baseados em OGMs”, disse.

O cientista considera que os projetos e produtos transgênicos podem ajudar a melhorar a vida do povo brasileiro. Esses benefícios englobam desde tecnologias terapêuticas que melhoram a saúde e qualidade de vida da população, até as famosas cultivares de plantas geneticamente modificadas. Tudo isso, ele ressalta, com foco na biossegurança.

Paulo Barroso é membro da CTNBio desde agosto de 2019, com passagem anterior entre 2006 e 2010.

CTNBio

Criada em 1996, a comissão está ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Dentre suas atribuições estão a elaboração de normas de biossegurança e a emissão de pareceres técnicos quanto à liberação de organismos transgênicos para comercialização e industrialização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto