Logo
Imprimir esta página

Soluções tecnológicas ajudam a monitorar atividades agropecuárias

A Embrapa Informática Agropecuária coloca à disposição da sociedade várias soluções tecnológicas digitais que apoiam e facilitam o monitoramento de diversas atividades agropecuárias. Desde aplicativos a sistemas web, as ferramentas são de acesso gratuito e podem ser encontradas no Portal da Unidade. A Empresa está em regime de teletrabalho e continua desenvolvendo pesquisas para a geração de mais tecnologias, em parceria com outros centros da Embrapa, universidades, instituições públicas e o setor produtivo.

Atualmente a Embrapa Informática Agropecuária integra 81 projetos de pesquisa em desenvolvimento na Embrapa e lidera 17 deles, nas áreas de automação, bioinformática e computação científica. Além disso, coordena o Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa, exerce a secretaria-executiva do Portfólio de Automação e Agricultura de precisão e digital, e participa do Portfólio de Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial.

“Dentre as soluções desenvolvidas, estão softwares voltados a produtores rurais e a gestores para apoio a políticas públicas nacionais, regionais ou locais”, conta o pesquisador Stanley Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade. “As tecnologias buscam, principalmente, auxiliar o trabalho nas propriedades agrícolas, facilitando a tomada de decisão no campo”, afirma.

Saiba mais sobre essas ferramentas tecnológicas disponíveis:

Agritempo

O aplicativo Agritempo GIS permite o acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas, e previsão do tempo. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

Agroideal

O Agroideal é uma ferramenta de inteligência territorial que integra uma série de dados e indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade relativos a adequação agronômica, mudanças no uso do solo e outros impactos ambientais. Possibilita gerar cenários personalizados, com identificação das regiões de interesse e estabelecimento de limites de relevância para cada indicador, permitindo identificar tanto as áreas de baixo risco para a expansão agrícola como aquelas que devem ser priorizadas para conservação.

GeoPortal TerraClass

O GeoPortal TerraClass é uma solução tecnológica com ferramentas de análise inéditas e gratuitas para consulta e geração de análises de mapas em tempo real, propiciando compreender melhor a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal. O ambiente virtual organiza informações de uma série de mapeamentos realizados pelo projeto de pesquisa TerraClass nas áreas desmatadas do bioma Amazônia. São dados geoespaciais e mapas referentes aos anos de 1991, 2000, 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014, que registram todas as alterações ocorridas na cobertura vegetal, possibilitando consultas geográficas por região, estado, município e Unidades de Planejamento Hídrico (UPH). Entre as possibilidades de análises que o sistema web oferece, pode-se verificar, por exemplo, que destino foi dado às áreas desmatadas, com base nas classes temáticas já identificadas: floresta, vegetação secundária, silvicultura, pastagem, cultura agrícola, mineração, urbanização, entre outras.

Plantio Certo

O aplicativo móvel Zarc - Plantio Certo permite ao produtor acessar de forma prática dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e verificar as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil. O sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas, de acordo com o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta selecionados pelo usuário. Também oferece a lista das cultivares consideradas aptas a cada localidade, cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). São dez as culturas abrangidas: amendoim, arroz, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo e trigo. Ao facilitar o acesso de produtores rurais e outros agentes do agronegócio a essas informações, a ideia é contribuir para a tomada de decisão no planejamento da produção. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

Roda da Reprodução

O aplicativo Roda da Reprodução auxilia o produtor no gerenciamento das fases de reprodução e crescimento do rebanho leiteiro, permitindo acompanhar o crescimento e o peso das novilhas e bezerras, facilitando assim o trabalho dos produtores de leite. Foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto. Oferece recursos como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem; permite realizar buscas entre os bovinos cadastrados e ainda compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea. Desenvolvido para o sistema operacional Android, está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

SATVeg

O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por meio de imagens de satélite, oferecendo apoio a atividades de monitoramento agrícola e ambiental em toda a América do Sul. O sistema auxilia instituições de pesquisa, universidades e ONGs em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra. Com ele é possível identificar o que é uma área urbana, cultura anual, cana-de-açúcar, pasto ou mata, por exemplo, além de observar a frequência com que as áreas agrícolas do País sofrem alterações e acompanhar o ciclo de uma cultura agrícola e sua intensificação.

Sistema de informação de solos

O Sistema de Informação de Solos incorpora amostras e perfis de solos de todo Brasil, apresentando uma descrição detalhada das características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas desses perfis com suas localizações geográficas. Os mapas temáticos disponíveis servem de base para estudos agronômicos relativos a mapas de solo e de fertilidade, aptidão agrícola de culturas, zoneamentos climáticos e agroecológicos, entre outros. As informações contribuem para a tomada de decisões relativas ao agronegócio, como zoneamento agrícola e estimativa da produtividade de culturas, além de representar uma importante fonte para o ensino e a pesquisa, beneficiando principalmente cientistas, professores e alunos de pós-graduação.

WebAmbiente

O WebAmbiente é um sistema de informação interativo para auxiliar a tomada de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental, englobando todos os biomas brasileiros. Ao fornecer informações básicas como localização e tamanho da propriedade rural, o produtor obtém uma lista de espécies nativas apropriadas para o plantio, estratégias de recomposição mais adequadas às condições da área e orientações relativas ao preparo inicial do local.

Acesse os aplicativos desenvolvidos por todos os centros de pesquisa da Embrapa:

• Aplicativos Embrapa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto