Logo
Imprimir esta página

Carrapato: grande entrave à produtividade pecuária brasileira

Carrapato: grande entrave à produtividade pecuária brasileira

Nas mais diversas regiões brasileiras, as infestações pelos carrapatos nos bovinos são responsáveis por graves prejuízos. Os parasitos podem estar presentes durante todo o ano nos animais, mas em geral, picos de infestações nos animais são observados em épocas mais quentes e úmidas do ano, culminando com grandes cargas de parasitos em torno do final do outono ou do período chuvoso do ano.

“O carrapato bovino é um importante inimigo da produtividade e lucratividade na pecuária brasileira. Em trabalho publicado por dois importantes parasitologistas brasileiros estimou-se que as infestações pelo carrapato determinam prejuízos próximos a US$ 3 bilhões a cada ano. Estes prejuízos relacionam-se à redução do ganho de peso, redução nos índices reprodutivos, queda na produção leiteira, pior qualidade do couro, gastos com mão de obra e medicamentos, perdas devido à doenças as quais o carrapato seja o vetor, dentre outras”, informa o gerente da linha de produtos para pecuária de corte da Ceva Saúde Animal, Rudsen Pimenta.

As infestações pelo carrapato determinam irritação nos animais, proporcionam porta para instalação de miíases (bicheiras), levam a perdas de sangue e possibilitam surtos da tristeza parasitária bovina (babebiose e a anaplasmose).

“Para evitar ou reduzir os prejuízos determinados pelas infestações pelo carrapato nos bovinos, é necessário ter um programa eficiente de controle, considerando conhecimentos do ciclo de vida e das condições epidemiológicas, ou seja, as condições que favoreçam ou desfavoreçam o parasito no ambiente geral, além do conhecimento dos produtos carrapaticidas disponíveis”, recomenda Pimenta, que é zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Diante dos desafios impostos pelos carrapatos, a Ceva Saúde Animal coloca à disposição dos pecuaristas o carrapaticida Fluron® Gold. “A formulação desse antiparasitário inclui princípios ativos que permitem duas formas de controle do carrapato. A primeira, por contato, age mais rapidamente e controla todos os estágios que se encontrem parasitando os animais, estágios jovens e adultos. A segunda, sistêmica, atua sobre estágios juvenis do carrapato que se encontrem parasitando os animais, permitindo prolongamento do período de controle”, diz Rudsen Pimenta.

O especialista da Ceva detalha que, na forma sistêmica, o princípio ativo é absorvido, levado ao sangue dos animais e controla estágios parasitários iniciais do carrapato, interferindo na produção da quitina, substância essencial para a formação do exoesqueleto (a chamada carapaça) do parasita.

“Fluron® Gold também interfere na formação da cutícula, ou seja, casca dos ovos das fêmeas do carrapato que, eventualmente, possam escapar do controle. Assim estes ovos têm grande redução de sua viabilidade contribuindo, dessa forma, para redução nas infestações das pastagens”, informa Pimenta.

O medicamento tem dose recomendada de 1mL a cada 10kg de peso vivo dos animais e deve ser aplicado sobre toda a linha média superior do corpo dos bovinos (“fio do lombo”), desde a nuca até a base da cauda.

Sobre a Ceva

Com faturamento global de € 1,2 bilhão, a Ceva Saúde Animal é a quinta maior empresa do mundo no setor e está presente em mais de 110 países, com atuação focada em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia (pets) e de produção (bovinos, suínos, equinos e aves).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto